LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Tolima 2x0 Corinthians






O sonho de vencer a Libertadores acabou para o Corinthians. E, desta vez, acabou mais cedo. O Timão perdeu por 2 a 0 a partida contra o Tolima, na noite desta quarta-feira, em Ibagué, na Colômbia. Com a derrota, ainda na primeira fase da Libertadores, o Corinthians está eliminado da competição.

No estádio Manuel Murillo Toro, o que se viu foi um Corinthians dominado pelo Tolima. O placar de 2 a 0 refletiu a vantagem imposta pelos donos da casa e fez a esperança da torcida corintiana, por um título inédito na hsitória do clube, se encerrar. Com a eliminação na competição, o Corinthians irá disputar apenas o Paulista e o Brasileirão em 2011.




O jogo:

Logo no primeiro minuto de jogo, na primeira oportunidade do Tolima, Wilder Medina assustou a defesa corintiana. Após receber pela direita, o atacante chutou para o gol de Julio Cesar e a bola passou rente à trave. Nos minutos seguintes, o que se viu foi mais do time colombiano. Pouco depois, o lateral Fábio Santos, que entrou no time para substituir o lesionado Roberto Carlos, tocou errado e deu de graça a posse de bola ao Tolima, que quase abriu o placar novamente, com o meia Rafael Castillo.

Muito veloz, o Tolima mostrou muita objetividade enquanto teve a bola nos pés. A cada posse de bola do time colombiano, a jogada se convertia em uma finalização à meta de Julio Cesar. Aos poucos, o domínio colombiano em campo foi crescendo.

Na segunda metada da etapa inicial, o Corinthians até tentou se colocar melhor na partida, mas não obteve sucesso. Sem um meia de articulação no time, após a saída de Bruno César, Tite viu seus comandados sofrerem para conseguir armar jogadas perigosas durante o primeiro tempo. Para a partida, o técnico corintiano promoveu a entrada de Paulinho entre os titulares, tirando o camisa 10 do time. A alteração custou caro ao Timão, que viu um Tolima dominante nos primeiros 45 minutos.

Pouco compactado em campo, o Corinthians deu chances para que o Tolima tomasse conta do meio de campo e criasse maior número de jogadas. Apesar da alteração tática feita por Tite, ainda sobraram espaços na marcação corintiana. Além disso, o time abusou dos erros de passes e das perdas de bola no setor central do gramado. Mesmo com três jogadores de marcação no meio de campo, o Corinthians não conseguiu parar as investidas adversárias.

Na volta para a segunda etapa, um novo Corinthians retornou dos vestiários. Apesar de sem nenhuma modificação, Tite conseguiu corrigir os erros do primeiro tempo. Mais compactado, com Ronaldo mais perto da linha dos jogadores de meio de campo e com mais subidas dos laterais Alessandro e Fábio Santos, o Timão conseguiu dominar os primeiros minutos do segundo tempo.

Aos 6 minutos, Ronaldo recebeu na área e ajeitou para Paulinho, que chutou bem e exigiu grande defesa de Antony Silva. A jogada ilustrou o Corinthians que veio para o segundo tempo, que, em poucos minutos, produziu mais do que em toda a etapa inicial. Aos poucos o Timão foi conseguindo dominar o setor de meio de campo e conseguiu melhores chances.

Apesar do bom momento, quem surpreendeu foi o Tolima. Aos 21 minutos, mesmo com a melhora do Corinthians, Danny Santoya, que haia entrado na partida há pouco, aproveitou o ótimo passe de Elkin Murillo para abrir o placar. Logo depois, o que se viu foi o Corinthians perder o controle do jogo. Luis Ramírez, que havia entrado no time, foi expulso após agredir o adver´sario, poucos minutos após pisar no gramado.

Com um jogador a mais, o Tolima aproveitou. Murillo, novamente, recebeu bola na direita, sem marcação, e achou o artilheiro do time, Wilder Medina, sozinho na área, para aumentar a vantagem colombiana. Com dois gols atrás no placar, o Tolima só aproveitou para administrar a vantagem.

FICHA TÉCNICA:
TOLIMA (COL) 2 X 0 CORINTHIANS

Estádio: Manuel Toro, Ibagué (COL)
Data/hora: 2/2/2011 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Auxiliares: Mauricio Espinoza (URU) e Carlos Changala (URU)

Cartões Amarelos: Julián Hurtado, Elkin Murillo (TOL); Jorge Henrique, Jucilei, Leandro Castán (COR)
Cartão Vermelho: Luis Ramírez (27'/2ºT) (COR)
Renda e público: Não divulgado.
Gols: Danny Santoya 21'/2ºT (1-0), Wilder Medina 32'/2ºT (2-0)

TOLIMA: Antony Silva, Gerardo Vallejo, Julián Hurtado, Yair Arrechea e Félix Noguera; Jhon Hurtado, Gustavo Bolivar, Diego Chara, Elkin Murillo (Piedrahita, 38'/2ºT) e Rafael Castillo (Danny Santoya, 13'/2ºT); Wilder Medina (Closa, 43'/2ºT). Técnico: Hernán Torres.

CORINTHIANS: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos (Edno, 35'/2ºT); Ralf, Jucilei e Paulinho (Ramírez, 23'/2ºT); Dentinho (Danilo, 23'/2ºT), Jorge Henrique e Ronaldo. Técnico: Tite.