LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo anuncia aposentadoria




É o fim. No início da tarde desta segunda-feira, emocionado, Ronaldo Fenômeno anunciou sua aposentadoria do futebol, em entrevista coletiva concedida no CT Joaquim Grava. Após anos como um dos melhores jogadores do mundo e uma passagem de mais de dois anos pelo Corinthians, o eterno camisa 9 decidiu pendurar as chuteiras.

- Como vocês devem imaginar, ouviram falar no fim de semana, eu estou aqui hoje para falar que estou encerrando minha carreira como jogador profissional - disse o Fenômeno, logo em sua primeira frase na sala de imprensa do CT Joaquim Grava, após respirar fundo algumas vezes e se preparar para anunciar o adeus.

Para justificar a decisão antecipada, o Fenômeno, que tinha contrato com o clube até o fim de 2011, afirmou que suas recorrentes lesões o fizeram repensar e anunciar a aposentadoria.

Além disso, o craque, de 34 anos, revelou ainda um histórico de hipotireoidismo, que o impede de realizar o tratamento adequado para perder peso. Segundo o jogador, o tratamento exigiria a utilização de alguns hormônios e medicamentos que seriam identificados como doping no futebol.

- Alguns aqui devem estar arrependidos pelas chacotas com meu peso. Eu não guardo mágoa de ninguém, mas gostaria de explicar isso no meu último dia de carreira.

O Fenômeno relembrou bons e maus momentos, agradeceu aos clubes pelos quais passou, os antigos companheiros, a torcida brasileira e, principalmente, a torcida corintiana. Ao citar o Corinthians, o Fenômeno se emocionou, chorou, e disse se impressionar com a entrega e devoção com a qual a Fiel apoia o clube. Ronaldo afirmou que pretende continuar vinculado ao clube, mesmo após encerrar sua carreira como jogador.

No Timão, foram 69 jogos disputados, desde o primeiro, contra o Itumbiara, ainda pela Copa do Brasil de 2009, até o último, contra o Tolima (COL), que marcou a eliminação do Corinthians na Libertadores. Na passagem pelo clube, contabilizou 35 gols.

Após a queda do Timão na Libertadores e os consequentes protestos de parte da torcida contra a permanência do Fenômeno do clube, Ronaldo decidiu que era a hora de parar. Além disso, a briga contra a balança e por um condicionamento físico melhor também foram fundamentais para a decisão do Fenômeno, que afirmou que seu corpo já não o acompanhava mais.

Ao longo de sua carreira, Ronaldo ficou conhecido, por meio de seu futebol e de sua capacidade de superação, como um dos melhores atletas da história do futebol. Conquistou três vezes o prêmio de melhor jogador do mundo, em 1996, 1997 e 2002, mesmo ano em que foi protagonista do título da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, além de muitas outras conquistas pelos clubes nos quais passou.