LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Corinthians: marketing faz Liedson substituto de R9



O início fulminante de Liedson em sua volta para o Corinthians e a idolatria instantânea da torcida pelo atacante, ex-Sporting (POR), foi o sinal de que o departamento de marketing precisava para defini-lo como o substituto de Ronaldo.

Neste momento, o diretor Luis Paulo Rosenberg e sua equipe alinham detalhes das ações e estratégias que serão usadas para explorar sua imagem com os milhares de torcedores (leia-se consumidores).

– A identificação foi rápida e está muito forte. Iremos aproveitar este momento. Vamos resolver algumas coisas ainda nesta semana, mas já definido que será ele – afirmou Caio Campos, gerente de marketing.

Uma das definições, por exemplo, é a linha de exploração da imagem. Há uma dúvida se a ligação dele com o clube português, onde fez enorme sucesso, continuará ou se o Timão vai iniciar novas ações para explorar sua identificação.

– Ficar com esse vínculo seria bom, manteríamos uma ligação internacional. Mas isso será definido. Tem o lance do "Liedson Resolve", que estamos definindo – disse Caio Campos, lembrando do slogan que foi estampado em bandeira, faixa, cachecol e camisetas dos torcedores portugueses nos sete anos.

Apesar de não haver comparação entre as histórias de Ronaldo e Liedson e, principalmente, de o substituto do Fenômeno não ser tão carismático e midiático, o clube acredita que a torcida vai se identificar com o bom futebol, com os gols que foram e serão feitos.

Eleição abortada
A ideia do departamento de marketing do Corinthians era iniciar hoje de manhã uma enquete no site oficial do clube para definir qual o número da camisa de Liedson – a partir do fim de semana, todos os jogadores terão numeração fixa.

Mas a eleição já foi abortada. Segundo Caio Campos, é impossível mudar o número de sua camisa.

– Iríamos fazer a enquete, mas já desistimos. O número 9 já foi incorporado por ele e pela torcida. Não há como mudar isso – lembrou Caio.

Esse foi o número usado por Ronaldo nas últimas duas temporadas. Mídia e torcedores já exploram a "substituição à altura" do astro pelo ex-atacante do Sporting.

A camisa 9 sempre serviu de modelo principal. A imensa maioria das unidades enviadas às lojas, tinha o 9 nas costas. Pela intenção do departamento de marketing de manter Liedson como "o cara" do Corinthians agora, é possível imaginar que a enxurrada de camisas número 9 permaneça no Pacaembu e nas ruas da capital paulista.


Liedson no Sporting

Camisetas
Em sua primeiro temporada, o clube confeccionou camisetas com o nome "LiedZon", que vendeu barbaridade. O jogador, no entanto, não gostou e pediu para que seu nome fosse consertado.

Cachecol
Com os dizeres "Liedson resolve", o clube de Lisboa aproveitou-se de um período com frio e lançou a ideia, que tornou-se moda entre os torcedores do Sporting. Outros produtos com o slogan foram colocados à venda pelos alviverdes.

Marketing político
Sem seu consentimento e aval, Liedson foi utilizado como marketing do clube lisboeta até nas eleições. Durante os sete anos em que permaneceu no Sporting, seu nome foi utilizado pelos candidatos à presidência como cabo eleitoral, com promessa de aumento de contrato, etc...

Marketing corintiano e Ronaldo

Patrocínio da camisa
A presença de Ronaldo foi fundamental para que o Corinthians tivesse o maior patrocínio de camisa entre os clubes brasileiros nas últimas temporadas. Parte do valor que foi arrecadado ficou com o Fenômeno, como complemento de seu salário mensal no Parque São Jorge.

Camisetas
Além da tradicional camisa 9 do Timão, que foi a mais vendida na passagem de Ronaldo pelo Timão, o clube colocou inúmeros modelos casuais à venda.

Bonequinho
O atacante também ganhou sua imagem em miniatura. Seu bonequinho foi um dos mais vendidos do país e, entre os jogadores do Timão, o mais comprado pelos torcedores. Roberto Carlos também teve seu bonequinho exclusivo no clube.

Aparições na mídia
Ronaldo concedeu inúmeras entrevistas exclusivas, principalmente, à TV Globo. Na maioria delas, esteve vestido com a camisa do clube, com os patrocinadores