LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ramírez aumenta a lista de jogadores corintianos marcados na Libertadores




A obsessão corintiana pelo título da Copa Libertadores não apenas atrapalha o sonho de conquistá-lo como, de costume, marca jogadores de maneira negativa. Luis Ramírez foi a bola da vez na queda precoce do Timão, que caiu diante do Tolima (COL) na primeira fase.

Apesar de Ronaldo ser o principal astro da equipe, o peruano entrou aos 23 minutos do segundo e, minutos depois, recebeu cartão vermelho ao acertar uma cotovelada num adversário, que estava segurando sua camisa. O lance marcou o destempero corintiano, causado por excessos de ansiedade e tensão. Uma situação que remete à trajetória alvinegra na competição sul-americana.

Em 1991, o zagueiro Guinei falhou nos dois confrontos com o Boca Juniors (ARG) pelas oitavas de final. Cinco anos mais tarde, foi a vez de outro zagueiro ficar marcado: Alexandre Lopes, que errou na partida contra o Grêmio, pelas quartas de final. Em 99, Vampeta e Dinei erram suas tentativas na disputa por pênalti contra o Palmeiras, também pelas quartas.

No ano seguinte, foi a vez de Marcelinho Carioca fazer o mesmo. Na ocasião, porém, o atacante Edílson foi cobrado pelos torcedores, que viram "fragilidade" dele ao não cobrar um dos pênaltis diante do mesmo arquirival, desta vez, pela semifinal.

Em 2003, dois laterais entraram para a lista indejada, ao serem expulsos no confronto com o River Plate (ARG), pelas oitavas de final. Kléber, no Monumental de Ñunez, e Roger, no Morumbi, levaram cartão vermelho após perderem a cabeça diante de D´Alessandro, hoje no Internacional.

Três anos depois, diante do mesmo adversário argentino, um gol contra marcaria a vida do lateral Coelho no Parque São Jorge. Era o gol de empate do River, que viraria o jogo na sequência, e garantiria vaga nas quartas de final daquele ano.

Em 2010, apesar do foco em cima de Ronaldo, caiu sobre os ombros de Moacir. O lateral, que foi titular contra o Flamengo na partida de ida, no Maracanã, cometeu um pênalti infantil, que marcaria a derrota alvinegra. Na volta, apesar da vitória, o Timão não alcançou as quartas.

Desta vez, o recém-chegado Luís Ramirez foi expulso e, assim como fez no último domingo, quando marcou um golaço diante do São Bernardo, marcou. Mas negativamente, com a expulsão em poucos segundos.

No vestiário do estádio de Ibagué (COL), Tite evitou comentar o assunto.

- Não vou falar sobre os atletas individualmente! Não vou expor ninguém de forma pública, por maior que seja a pressão para isso. Só vou fazer cobranças dentro do vestiário - afirmou Tite.