LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Corinthians dá vexame histórico na Libertadores

O Tolima (COL) ficará marcado no futebol como o responsável pela eliminação mais prematura do Corinthians e de um clube brasileiro na Copa Libertadores.

Na sua nona participação no mais importante torneio sul-americano, o Timão foi eliminado pelos colombianos de Ibagué na primeira fase.

Antes da queda desta quarta-feira, em oito edições equipes do Brasil tiveram de passar pelo estágio que antecede a disputa em grupos.

Em 2005, ano de criação desta etapa, o Palmeiras passou pelo Tacuary (PAR) ao vencê-lo por 2 a 0 no Palestra Itália depois de ter empatado em 2 a 2 no Paraguai. Na temporada seguinte, o Alviverde passou pelo Deportivo Táchira (VEN) com dois triunfos, em casa e fora. Além do rival corintiano de São Paulo, o Goiás também teve de passar pelo Deportivo Cueca (EQU) na mesma edição – igualdade (1 a 1) no Equador e 3 a 1 no Serra Dourada, na volta.

O Santos venceu as duas contra o Blooming (BOL) e o Paraná Clube, que não tem tradição internacional, bateu o Cobreloa (CHI), em 2007.
No ano seguinte, foi a vez do Cruzeiro passar pelo Cerro Porteño (PAR). O confronto no Paraguai, aliás, não completou os 90 minutos, já que a violência da torcida local fez o árbitro encerrar a partida.

Em 2009, o Palmeiras voltou a entrar na competição pela primeira porta: eliminou o Real Potosí (BOL) com a goleada de 5 a 1 no jogo em solo brasileiro e fez 2 a 0 no segundo duelo. Os bolivianos também foram despachados pelo Cruzeiro em 2010.

Neste ano, além do Corinthians, o Grêmio também teve de disputar as preliminares da Libertadores, contra o Liverpool (URU). Ao contrário do Timão, depois de um empate por 2 a 2 no Uruguai, o Tricolor Gaúcho venceu em casa por 3 a 1 e garantiu a vaga na fase de grupos.


As outras oito eliminações do Corinthians...

1977
Na única vez em que o Timão não passou da fase de grupos, a competição ainda previa o avanço de apenas um clube à fase seguinte, que foi o Internacional.

1991
Depois de ficar em segundo lugar do Grupo 3, com Flamengo, Nacional (URU) e Bella Vista (URU), caiu nas oitavas de final, diante do Boca Juniors (ARG), após derrota por 3 a 1 em Buenos Aires e empate em 1 a 1, em casa.

1996
Após eliminar o Espoli (EQU) nas oitavas, o Timão foi derrotado pelo Grêmio, nas quartas de final. No confronto, o Grêmio venceu em São Paulo, por 3 a 0. Em Porto Alegre, o Corinthians venceu por 1 a 0.

1999
Foi eliminado pelo rival Palmeiras, nas quartas de final. O Timão perdeu o primeiro jogo por 2 a 0, mas reverteu o placar no jogo de volta. Porém, acabou derrotado nos pênaltis. Mais tarde, o Palmeiras seria campeão do torneio.

2000
Passou pelo Rosario Central (ARG), nas oitavas, e pelo Atlético-MG, nas quartas. Porém, o destino foi semelhante ao do ano anterior, e acabou eliminado pelo mesmo Palmeiras, também nos pênaltis, desta vez na semifinal. O ídolo Marcelinho Carioca errou o pênalti decisivo, defendido por Marcos.

2003
Se classificou com campanha quase impecável no Grupo 8, mas não passou das oitavas de final, sendo eliminado pelo River Plate (ARG), após duas derrotas pelo placar de 2 a 1.

2006
Novamente nas oitavas, contra o mesmo River Plate (ARG) e após mais duas derrotas. A primeira por 3 a 2, lá, e a segunda por 3 a 1, no Pacaembu.

2010
Apesar de ter feito a melhor campanha do torneio na fase de grupos, foi eliminado pelo Flamengo ainda nas oitavas de final. O clube carioca venceu a primeira por 1 a 0, e segurou a derrota por 2 a 1 no Pacaembu, no jogo de volta.