LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

palmeiras 0x1 CORINTHIANS



Em 131 jogos pelo Corinthians, o lateral-direito Alessandro fez apenas dois gols pelo clube e ganhou o rótulo de guerreiro, por ser esforçado em campo. Neste domingo, contra o Palmeiras, o jogador marcou o que pode ser considerado o gol mais importante dele no Timão, terceiro dele com a camisa do clube e o único na vitória corintiana por 1 a 0 sobre o líder do Paulistão, no Pacaembu.

O clássico, aliás, foi dos jogadores poupados pela torcida corintiana durante a semana, nos protestos por causa da eliminação na pré-Libertadores, para o Tolima (COL). Além de Alessandro, que fez o gol da vitória, o goleiro Julio Cesar fez, no mínimo, seis defesas difíceis, que brecou a sequência de cinco vitórias do Palmeiras no Campeonato Paulista. No último minuto, salvou o time do empate em um chute na pequena área de Kleber.

Se a vitória não diminui a pressão sobre o time, ao menos alivia a condição da equipe com a torcida. Neste domingo, os palmeirenses tiraram sarro da eliminação corintiana no torneio continental, com um mosaico escrito "Ha-ha-ha", o que motivou ainda mais os atletas a saírem de campo com a vitória e "rirem por último".

O resultado coloca o Corinthians na nona colocação, ainda fora da zona de classificação para a fase final, com nove pontos. Já o Palmeiras permanece na liderança, com 16 pontos, já que o Santos empatou com o Santo André neste sábado, por 1 a 1, e ficou com 15 pontos, mesmo resultado do Americana sobre o Oeste, que tem 13 pontos.

O jogo

O primeiro tempo da partida foi dos goleiros. Marcos, pelo lado do Palmeiras, e Julio Cesar, pelo lado corintiano, fizeram com que o placar da etapa inicial terminasse 0 a 0, onde o tempo determinou a perfomance dos times. Até os 15 minutos de jogo, o Corinthians era mais firme no ataque, mantinha a posse de bola e não deixava o rival sequer sair para o jogo. No entanto, o Timão criou apenas uma chance clara de gol nesse período, aos 4 minutos, quando Jucilei recebeu passe de Edno e, na cara de Marcos, chutou em cima do goleiro.

O Verdão, por sua vez, era mais objetivo. Quando teve o domínio do jogo, criou várias chances. Seis, para ser mais preciso. E em todas elas Julio Cesar apareceu para evitar o gol alviverde. Logo aos 2 minutos, Tinga chutou de fora da área e o camisa 1 alvinegro espalmou. Aos 24, Marcos Assunção cobrou falta da esquerda e Kleber cabeceou de costas, mas Julio Cesar espalmou novamente.

Aos 25 minutos de jogo, o lance mais impressionante. Após cruzamento, a bola ficou com Maurício Ramos na pequena área, em posição legal. O defensor chutou no rosto de Julio Cesar. No rebote, o jogador mandou para fora, sem goleiro, para desespero da torcida e dele, que completava 100 jogos com a camisa do clube.

O jogo diminuiu de ritmo, mas o Palmeiras continuou melhor. Passes produtivos, a velocidade de Tinga e as arrancadas de Kleber deram trabalho para a zaga do Corinthians. Aos 45, o Gladiador driblou o zagueiro e chutou no contrapé de Julio Cesar, que defendeu com os pés e salvou. Dois minutos mais tarde, Marcos Assunção cobrou falta com perfeição, no canto direito, mas Julio Cesar mais uma vez estava lá para espalmar. E o primeiro tempo terminou com muitas chances e nenhum gol.

- Fiz meu papel. Precisamos fazer um golzinho para que as coisas não piorem - comentou Julio Cesar, no intervalo da partida.

O Palmeiras, porém, entrou no segundo tempo disposto a fazer as coisas piorarem para o Corinthians. Dinei, logo aos 5, arriscou um chute de longe e a bola passou perto do ângulo, assustando a torcida alvinegra. E só.

Depois disso, não se viu mais jogadas de perigo, chances de gol ou qualquer coisa que levantasse a torcida. O clássico ficou chato! Kleber, aos 23, ainda deu um gostinho na torcida, ao receber sozinho na área, driblar Julio Cesar e, sozinho, ainda errar, mas o juiz já assinalava impedimento do camisa 30.

E então, quando a torcida não esperava por mudanças, surgiu Alessandro, até então apagado no jogo e um dos que não foram xingados pela torcida durante a semana, por causa da eliminação na pré-Libertadores, para o Tolima (COL). Aos 37 minutos, o lateral tabelou com Morais e saiu na cara de Marcos. Com tranquilidade, o camisa 2 chutou por cima do goleiro e abriu o placar, para explosão da pequena torcida corintiana.

Nos acréscimos, Julio Cesar fez uma defesa impressionante, após chute de Kleber na pequena área. No rebote, Adriano cabeceou no travessão e o goleiro pegou, garantindo a vitória. No final do jogo, Tite correu para o meio do campo e abraçou os jogadores, que comemoravam a vitória como se fosse um título.

Na próxima rodada do Campeonato Paulista, o Corinthians recebe o Ituano, no Pacaembu, quarta-feira, às 22h. Já o Palmeiras joga só no sábado, às 19h30, contra o Americana, também no Pacaembu.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 X 1 CORINTHIANS

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 6/2/2011 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Antonio Rogério Batista do Prado
Auxiliares: Rafael Ferreira da Silva e Maiza Teles Paiva
Renda/público: R$ 678,111.00 - 23.714 pagantes
Cartões amarelos: Tinga, Patrik e Luan (PAL), Leandro Castán e Chicão (COR)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Alessandro 37'/2°T

PALMEIRAS: Marcos, Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Rivaldo (Max Santos - 40'/2°T); Márcio Araújo, Marcos Assunção e Tinga (Adriano - 18'/2°T); Luan, Kleber e Dinei (Patrik - 13'/2°T). Técnico: Luiz Felipe Scolari

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Castán e Fábio Santos (Marcelo Oliveira - Intervalo); Ralf, Jucilei, Ramirez (Morais - 34'/2°T) e Danilo; Jorge Henrique e Edno (Willian - 16'/2°T). Técnico: Tite