LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

França 1x0 Brasil



Não foi desta vez que a Seleção Brasileira deu o troco na França. No Saint-Denis, palco da final da Copa de 98, o Brasil foi novamente derrotado, agora, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no primeiro amistoso de 2011. Após a expulsão de Hernanes ainda no primeiro tempo, os franceses marcaram com Benzema na etapa final.

Apesar de não apresentar um futebol de dribles, lances bonitos e jogadas de muito talento, a Seleção Brasileira foi eficiente no primeiro tempo. Com muita posse de bola, o Brasil centralizou as jogadas pelo lado esquerdo, impedindo qualquer investida mais perigosa da seleção francesa.

Porém, o principal problema do time de Mano Menezes era a falta de encaixe entre o meio de campo e o ataque, ou seja, o último passe. Por isso, as melhores chances de gol saíram de chutes de longe. Mas nenhuma delas assustou ou exigiu grande defesa do goleiro Lloris.

O cenário do jogo só mudou aos 39 minutos, quando Hernanes, em dividida com Benzema, levantou muito a perna direita, atingindo o peito do francês. O árbitro não teve dúvidas e aplicou o cartão vermelho imediatamente. Até o intervalo, os franceses deram trabalho a Julio Cesar, aproveitando-se do aparente desequilíbrio brasileiro após a expulsão.

Como era de se esperar, a França virou o Brasil no segundo tempo, tendo a posse de bola e o domínio da partida. O primeiro gol só não saiu logo aos cinco minutos pois David Luiz se jogou na frente da bola, dentro da área, após chute de Benzema.

Mas não demorou muito para a bola entrar. Menéz fez a jogada pela direita, deixou Thiago Silva e David Luiz para trás, fez o cruzamento rasteiro e Benzema completou sozinho para o gol. Além dos defensores, erro de Robinho, que não acompanhou Menéz até a linha de fundo.

Benzema quase ampliou após novo cruzamento de Menéz que Mvilla ajeitou de cabeça. Coube a Julio Cesar salvar a Seleção Brasileira. Em desvantagem numérica e com pouca inspiração, o Brasil tornava-se, aos poucos, presa fácil. Em uma das poucas chances de gol André Santos fez cruzamento da esquerda, a bola cruzou a boca do gol francês, mas ninguém chegou para completar.

Destaques negativos para o desempenho abaixo do esperado do capitão Robinho, que deixou o campo para a entrada de Sandro. Para a França, que, com uma peça a mais e com 1 a 0 no placar, não fez por merecer uma vantagem maior, pouco se arriscando no ataque. E para o técnico Mano Menezes, que fez alterações muito perto do apito final.


FICHA TÉCNICA:
FRANÇA 1 X 0 BRASIL

Local: Stade de France, em Saint-Denis (FRA)
Data/Hora: 9/2/2011 - 18h (de Brasília)
Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)
Cartões amarelos: Robinho (BRA); Menéz (FRA)
Cartões vermelhos: Hernanes 39'/1T (BRA)

GOLS: Benzema 8'/1T (1-0)

FRANÇA: Lloris, Sagna, Rami, Mexes, Abidal; Diarra, M'Villa (Diaby, 15'/2T); Menez (Rémy, 24'/2T), Gourcuff (Cabaye, 40'/2T); Benzema (Gameiro, 40'/2T) e Malouda. Técnico: Laurent Blanc.

BRASIL: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Elias (André, 43'/2T), Hernanes e Renato Augusto (Jadson, 12'/2T); Robinho (Sandro, 24'/2T) e Alexandre Pato (Hulk, 39'/2T). Técnico: Mano Menezes.