LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Fidelidade: Zagueiro defende o mesmo clube desde 1986

Numa época em que exemplos de jogadores identificados com um clube são cada vez mais escassos, vale o registro. Nascido em 23 de fevereiro de 1971, Noel Bailie, do Linfield FC é um zagueiro central atípico. Veste a camisa 11 e tem 1,75m de altura, medida considerada baixa para os padrões europeus na posição. Mas nada que ofusque ou minimize a marca espetacular alcançada pelo clube da Primeira Divisão da Irlanda do Norte. São mais de 24 anos de dedicação ao único clube de sua carreira profissional, e mais de mil jogos com a camisa azul. É o jogador em atividade há mais tempo no mesmo time.

Uma trajetória iniciada em 1986, justamente no ano do centenário do clube – outro recordista, com mais de 80 títulos nacionais, entre campeonatos e copas -, quando ainda tinha 15 anos de idade. Porém, a estréia só viria algum tempo depois, mais precisamente em um sábado, dia 30 de março de 1989, no empate fora de casa com o Ballymena. De lá para cá, muitos prêmios, histórias e quatro treinadores diferentes.

“Acredito ser importante que o jogador fique e se desenvolva em um clube só. Mas isso nem sempre é possível, já que por diversas razões a pessoa sente a necessidade de ir para outro lugar, ou o clube onde está precisa passá-lo adiante. Eu continuei no Linfield porque sempre fui muito bem tratado. Tenho uma ótima relação com a torcida. Os fãs sempre foram ótimos comigo e eu sou muito agradecido pelo apoio que eles me deram durante todos esses anos”, afirmou o zagueiro em entrevista exclusiva.

Treinador da equipe desde 1997, David Jeffrey foi companheiro de Bailie dentro de campo, e acompanhou a evolução do jovem, que nasceu em Belfast, desde a chegada ao clube, ainda com espinhas no rosto, até se transformar no xerife da defesa do Linfield.

“Ele é verdadeiramente uma lenda viva. Não só pela sua carreira vitoriosa, mas também por sua lealdade ao Linfield, sua longetividade no clube. Ele ainda é um grande jogador, é incrível. Tem sido o capitão da equipe por 14 anos, um grande líder e um profissional muito dedicado. Ele cuida muito bem de sua forma física, então mantém uma média de performances muito alta. O que já atingiu é fantástico. Acho que sua maior história pelo clube seja a soma de todas elas”, comentou Jeffrey, também com exclusividade.

No esplendor de seus 39 anos, Bailie ainda não definiu o momento em que irá pendurar suas gastas chuteiras. Algo que quase aconteceu na última temporada, por conta das tantas lesões que atacam a experiente carcaça do zagueiro com cada vez mais força. Mas com a vontade que encara os atacantes adversários, Bailie supera os percalços da fase final de sua carreira profissional e segue firme na defesa do Linfield FC.

“Eu pensei em me aposentar no Natal. As pernas já estão cansadas, a pesar um pouco. Na temporada passada tive muitas lesões, que acabaram me atrapalhando um pouco, justamente por terem sido uma após a outra. Mas eu não tenho dúvida da minha habilidade. Se eu não achasse que pudesse contribuir mais para o Linfield, ou jogar o meu melhor, eu já teria parado. Nunca se pode dizer nunca para o futebol. Bons tempos virão pela nossa frente, tenho certeza”, concluiu o jogador.