LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Timão tem seu melhor início nos pontos corridos



Além da liderança e da invencibilidade no Brasileirão, a atual campanha da equipe de Mano Menezes é a melhor desde 2003, quando iniciou a era dos pontos corridos.

O Corinthians jamais havia conquistado tantos pontos com a nova fórmula de disputa após sete rodadas – momento esse que antecedeu a parada da competição, para a disputa da Copa do Mundo da África.

Até agora, Felipe, Chicão, Bruno César & Cia. conseguiram 17 pontos em 21 disputados. Foram cinco vitórias (Atlético-PR, Grêmio, Fluminense, Santos e Internacional) e dois empates (Prudente e Botafogo) na primeira parte da competição, que voltará a ser disputada a partir de 14 de julho.

Até então, a pontuação mais alta da equipe na era dos pontos corridos havia ocorrido em 2007, inusitadamente, ano que marcou o rebaixamento para a Série B. Apesar do fim trágico, o início alvinegro naquele ano foi mais do que promissor: 15 pontos em 21 disputados. Isso sem falar na liderança, assim como acontece neste momento.

- Todos sabem que o campeonato será outro após a Copa, uma nova realidade e teremos de nos adaptar. Não existe certeza durante a janela do torneio. Temos de aproveitar para descansar agora e trabalhar para nos ajustar a isso - lembrou Mano.

Os dois lados
O Corinthians poderá ter outra formação após a Copa, já que Dentinho, Elias, Ralf e Jucilei despertam interesse de clubes europeus. Por outro lado, diversos jogadores poderão recuperar-se de lesões, como Ronaldo, Alessandro e Chicão.


Campanha do Corinthians até a sétima rodada na era dos pontos corridos:

2003
Na primeira edição da nova fórmula, nove pontos e a 10 colocação após sete jogos. Na ocasião, a equipe de Vampeta, Fábio Luciano, Jorge Wagner, Liedson & Cia. era dirigida pelo técnico Geninho.

2004
Na segunda edição, o Timão estava em 17 lugar após sete rodadas, com apenas sete pontos, a menor pontuação da era.

2005
No ano em que sagrou-se campeão, um aproveitamento mediano após sete rodadas. Foram 13 pontos e um sétimo lugar. A equipe, que era comandada por Márcio Bittencourt, tinha Tevez & Cia.

2006
Após sete partidas, o Timão somava nove pontos e ocupava a 9 colocação do BR. A equipe, então comandada por Ademar Braga, tinha Tevez, Mascherano, Roger, Ricardinho e Nilmar, que disputa a Copa.

2007
Parece mentira, mas não é. Após sete jogos, o Corinthians era líder, com 15 pontos conquistados. No final, a equipe terminou na 17 colocação, sendo uma das quatro rebaixadas para a Série B do BR.

2008
Timão disputou a Segunda Divisão. Após sete jogos, a equipe de Mano Menezes cumpria seu papel como protagonista, ocupando a liderança, com 19 pontos.

2009
No ano passado, ainda sem as perdas de André Santos, Cristian e Douglas, e sem abandonar a competição, a equipe estava em quinto lugar, com 11 pontos. Se mantinha entre os melhores da disputa, mesmo com a ressaca da Copa do Brasil.