LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 20 de junho de 2010

1936: Um ano sem derrotas no Corinthians

Utopia. É o que pensaria, hoje, qualquer torcedor que sonhasse com seu time sem derrotas durante um ano inteiro. Foi o que aconteceu em 1936 com o Corinthians liderado por Jaú, Brandão e, principalmente, por Teleco.

Bem verdade que foram apenas 27 partidas. Destas, 25 vitórias em goleadas impressionantes, como 7 a 0 no SRP, 9 a 3 no Palestra de São José do Rio Preto, 8 a 1 no Bahia e 8 a 0 em cima do Lusitano.
Nestes dois últimos jogos, que ocorreram em um intervalo de 43 dias, Teleco marcou nada menos do que cinco gols em cada.

As únicas duas equipes que conseguiram a “proeza” de não perder do Timão naquele ano foram Huracán (ARG), que empatou por 1 a 1 em um amistoso, e a Ponte Preta, pelo mesmo placar e também válido por uma partida amistosa, disputada em Campinas.

Apesar de ser arrasador, considerado pelo retrospecto, o ano de 1936 não aparece no Memorial de Conquistas do clube, por exemplo. Tudo porque o único campeonato oficial disputado foi o Campeonato Paulista, que começou em abril e só acabou em abril do ano seguinte.

O Corinthians disputou a final contra o Palestra Itália. Na época, a invencibilidade já não existia mais. O Timão ficara 31 partidas (28 vitórias e três empates) sem perder, de 8 de dezembro de 1935 até 7 de março de 1937, quando foi derrotado por 4 a 2 pelo Juventus. Um mês depois, o título paulista também foi perdido. Mas o time de 26 seria a base do último tri paulista que estava por vir...

CORINTHIANS 3 X 2 SÃO PAULO

CORINTHIANS: José I, Jaú e Carlos; Ovídio, Brandão e Munhoz; Teixeira, Carlito, Teleco, Rato I e Vicente. T: José Foquer

SÃO PAULO: King, Annibal e Garcia; Cozinheiro, Sidney e Fellipelli; Ministro, Gabardo; Chemp, Tino e Adolpho. T: Armando del Debbio

GOLS: 20” 1ºT> Carlito (1-0) 10’ 1ºT> Gabardo (1-1) 25’ 1ºT> Teixeira (2-1) 3’ 2ºT>Tino (2-2) 41’ 1ºT>Vicente (3-2)

CAMPEONATO PAULISTA
DATA 29/11/1936
ESTÁDIO: Alfredo Schürig (Parque São Jorge), São Paulo (SP)
JUIZ: José Hummel de Guimarães