LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sábado, 26 de junho de 2010

1942: Corinthians conquista o Torneio Quinela de Ouro

Se a hegemonia de Campeonatos Paulistas estava mantida, com 12 títulos, o Corinthians partiu para outra conquista em 1942: o Torneio Rio-São Paulo.

Chamado de Taça Supremacia, Torneio Quinela de Ouro, Quinela de Ases, Torneio das Cinco Estrelas e outros nomes, a competição reuniu os três maiores clubes da cidade de São Paulo, Corinthians, São Paulo e Palestra Itália, com outros dois grandes do Rio de Janeiro, Flamengo e Fluminense. O campeonato foi disputado no recém-inaugurado Pacaembu em turno único.

Na estreia, o Timão empatou com o Tricolor em 3 a 3. Depois, uma vitória sobre o Fluminense por 2 a 1 e, novamente, um empate, desta vez com o Flamengo, colocaram a equipe na final do torneio, contra o arquirrival Palestra Itália. Porém, ao contrário dos outros anos, o Corinthians goleou por 4 a 1, com grande atuação do atacante Teleco, e conquistou o primeiro torneio Rio-São Paulo da História, além de ficar com o rótulo de melhor time do país.

Naquele mesmo ano, o Corinthians quebraria outro recorde que até hoje não foi superado. Em um clássico contra o São Paulo, pelo Campeonato Paulista, pouco mais de 70.000 pessoas foram ao Pacaembu para assistir à partida e, em especial, o atacante Leônidas da Silva, ídolo do Tricolor e considerado o Pelé dos anos 40. O jogo acabou empatado em 3 a 3 e o público daquele jogo jamais foi batido no estádio.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 4 X 1 PALESTRA ITÁLIA

JUIZ: Jorge de Lima (Joreca)
ESTÁDIO: Pacaembu, São Paulo (SP)
DATA: 12 de março de 1942
GOLS: 19’ 1 T> Dino (1-0), 37’ 1 T> Jerônimo (2-0), 39’ 1 T> Teleco (3-0), 41” 1 T> Chico Preto (contra) (3-1), 44’ 1 T> Eduardinho (4-1).

CORINTHIANS: Rato, Agostinho e Chico Preto; Jango, Brandão (Sabiá) e Dino; Jerônimo, Servílio, Teleco, Eduardinho e Milani. T: Rato

PALESTRA ITÁLIA: Oberdan, Junqueira e Begliomini; Oliveira, Og Moreira e Del Nero; Cláudio, Waldemar Fiúme, Echevarrieta, Lima e Pipi (Cabeção). T: Armando Del Debbio