LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 21 de junho de 2010

1936: Vingança corintiana e 1º título profissional

Em 1936, o Corinthians passou a temporada inteira sem sofrer sequer uma derrota, porém não ficou com o título paulista. As finais da competição foram disputadas em 1937 e com duas derrotas para o Palestra Itália, o Timão não pôde comemorar.

Entretanto, no mesmo ano, a torcida alvinegra lavaria a alma com uma vingança sobre o rival.

Sem o título paulista desde 1930, o Timão ainda não havia sido campeão na era do futebol profissional, que começara em 33.

Durante a disputa do Paulistão, o Corinthians perseguiu o Palestra Itália ponto a ponto. Então, chegara a hora da verdade. A três jogos do final da competição, os dois arquirivais iriam se enfrentar em uma partida com ares de fina antecipada. E com uma vantagem para os alviverdes: o jogo seria disputado no Parque Antártica.

A expectativa para o jogo era tamanha que, ao saber que Teleco, o artilheiro corintiano, não jogaria, Zuza desmaiou com a notícia que teria a responsabilidade de substituí-lo. Teleco então, foi para o sacrifício.

Além do grande atacante em campo, o Corinthians também contava com um ídolo do clube no banco de reservas. Neco, que havia feito História durante 17 anos como jogador e, inclusive já tinha seu busto no Parque São Jorge, comandava a equipe ao lado do diretor de futebol e fundador do clube Antônio Pereira.

Resultado: em um jogo emocionante, o Timão venceu o rival e nas duas partidas seguintes confirmou seu primeiro título profissional.

Retrospecto - 1937
34 jogos (14 derrotas, 12 vitórias e 8 empates)

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1x0 PALESTRA ITÁLIA

CAMPEONATO PAULISTA
DATA 14/11/1937
ESTÁDIO: Palestra Itália, São Paulo (SP)
JUIZ: Sílvio Stucchi
GOL: 20’ 1ºT> Teleco (1-0)

CORINTHIANS: José I, Jaú e Carlos; Jango, Brandão e Munhoz; Filó, Carlito, Teleco, Daniel e Carlinhos. T: Neco e Antônio Pereira.

PALESTRA ITÁLIA: Jurandyr, Carnera e Begliomini; Ruiz, Goliardo e Del Nero; Aldo, Frederico, Dula, Rolando e Mathias. T: Matturio Fabbi.