LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 24 de junho de 2010

1938: Corinthians 'ajuda' o rival São Paulo

Se hoje em dia os grandes clubes da cidade de São Paulo são rivais dentro e fora dos gramados, o passado dos times da capital revela outro lado desse contexto.

Em 1938, o Corinthians ainda comemorava o título paulista do ano anterior quando foi convidado pelo São Paulo Futebol Clube, que havia sido fundado três anos antes, para disputar um pequeno torneio com a intenção de arrecadar fundos ao clube, que passava por uma séria crise financeira.
Organizado no Parque Antarctica, a competição contou com a presença de outros times de destaque do futebol paulistano. No mesmo dia, o São Paulo enfrentou a Portuguesa e o Corinthians encarou o Palestra Itália.

Apesar de ser o organizador do evento, o Tricolor perdeu para a Lusa por 3 a 0 e foi eliminado logo no primeiro jogo. Já o Timão empatou sem gols com o Palestra, indo para a final pelo número de escanteios (2 a 0). Na decisão, o Corinthians venceu a Portuguesa por 2 a 1 e conquistou a taça Henrique Mundel, enquanto o São Paulo comemorou o dinheiro arrecadado com o campeonato.

No mesmo ano, o Corinthians também fez uma excursão pela Bahia, onde disputou amistosos com algumas equipes do estado. Na partida contra o Galícia, a diretoria corintiana se encantou pelo meia Servílio de Jesus, que foi contratado para fazer dupla com o artilheiro Teleco. Apelidado de Bailarino, o jogador vestiu a camisa alvinegra em 360 partidas e marcou 201 gols, sendo o sexto maior artilheiro da História do clube.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 1 PORTUGUESA

DATA: 28/11/1938
ESTÁDIO: Pq. Antarctica, São Paulo (SP)
JUIZ: Enéas Sgarzi
GOL: 30’ 1ºT> Charuto 41’ 2 ºT> Wilson 44’ 2 ºT> Carlinhos

CORINTHIANS: José I, Miro e Carlos, Munhoz, Brandão e Tião; Lopes, Servílio, Teleco; Carlito (Wilson) e Carlinhos. Técnico: Armando del Debbio.

PORTUGUESA: Rodrigues; Pepino e Oswaldo, Albino, Fausto e Barros; Ministrinho, Charuto, Guanabara; Frederico e Machado. Técnico: Amílcar Barbuy