LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 27 de junho de 2010

1943: Milani, o artilheiro apaixonado do Corinthians

Quando o amor fala mais alto... A História de Mário Milani no Corinthians teve início em 1941. Apesar de ser um dos principais jogadores do Fluminense no fim dos anos 30, o atacante deixou o Rio de Janeiro por conta da saudade que sentia da namorada Maria Ribeiro.

Natural de Jundiaí, interior paulista, Mário começou a carreira no Estrela de Ouro, clube amador da região. Após rodar por alguns clubes jundiaienses, mudou-se para a capital e profissionalizou-se no São Paulo.

Mas quis o destino que ele fosse se tornar ídolo do Timão, o clube do coração. Diante da Portuguesa Santista, em 4 de maio de 1941, no Parque São Jorge, ele estreou com o pé direito: dois gols na vitória alvinegra por 2 a 0.

– Na saída do jogo, ouvi vários torcedores dizendo: “Esse Milani é pequeno, mas parece um lambari, muito experto” – lembrou Tico Milani, irmão do ex-corintiano.

Ao lado de Teleco e Servílio, Mário sagrou-se campeão paulista de 1941. Em 1943, um ano especial na vida dele: além da artilharia do Campeonato Paulista (20 gols), enfim, casou-se com a amada Maria Ribeiro.

Apesar da falta de títulos, a passagem de Milani pelo Corinthians também foi marcada por histórias curiosas. Cansado do trem que ligava São Paulo-Jundiaí, onde morava, tirou a licença para pilotar aviões. Foram várias as vezes em que ele pilotou um dos aviões Paulistinha do Aeroclube de Jundiaí até o Campo de Marte, em São Paulo. De lá, pegava outra condução para ir treinar.

Dentro de campo, o atacante proporcionou um momento especial no duelo com o arquirrival Palmeiras. Para os torcedores da época, uma verdadeira prova de amor à camisa.

– Em 1945, o Mário estava para fechar com o Palmeiras. E o pior, os torcedores ficaram sabendo disso. Na partida contra o Palmeiras (2/9), a torcida começou a xingá-lo de “vendido”. No segundo tempo, ele, nervoso, pegou uma bola no meio de campo e driblou todo mundo. Fez o gol da vitória (2 a 1) – recordou o irmão.

Milani encerrou a passagem dele pelo Corinthians em 1948, com 129 jogos e 100 gols. Após anos sofrendo do mal de Alzheimer, faleceu em 2003.

Bate-Bola
Tico Milani - irmão de Mário Milani

LANCENET: Seu irmão tem a brilhante marca de 129 jogos e 100 gols pelo Corinthians. Qual a sua análise sobre a marca?
Tico Milani: Ele foi uma coisa louca, jogava muita bola. Sou um eterno fã dele. No Corinthians, ele jogou de ponta, de meia, nas duas pontas e no ataque. Ele era muito versátil, era espetacular.

LNET!: Você se recorda de alguma história curiosa dele?
TM: O Leônidas da Silva (craque do São Paulo) era banco do meu irmão na seleção paulista. Apesar disso, ele sempre admitiu que o Leônidas era muito mais jogador do que ele (risos).

Curiosidades de 1943

2 de fevereiro
Tropas da Alemanha Nazista deixam o território russo, dando fim à famosa Batalha de Stalingrado.

15 de março
Getúlio Vargas, presidente do Brasil, aprova o envio de tropas brasileiras na Segunda Guerra Mundial, que ficariam conhecidos posteriormente como pracinhas.

19 de julho
A cidade de Roma, capital da Itália, é bombardeada pela primeira vez na Segunda Guerra Mundial, pelo eixo dos países aliados.

23 de setembro
Logo após ser libertado da prisão, Benito Mussolini anuncia a constituição da República Social Italiana, conhecida como Estado Fascista.