LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 24 de junho de 2010

1939: Corinthians, o único três vezes tricampeão paulista

Se o Corinthians ainda não possui um grande currículo em competições internacionais, fato que constantemente é motivo de chacota de seus rivais, nenhum outro time do estado de São Paulo tem mais sucesso em terras paulistas do que a equipe alvinegra.

E foi justamente em 1939 que a supremacia corintiana ganhava mais expressão. A conquista do terceiro tricampeonato paulista daquele ano, na partida diante do Santos, tornava o Timão o único clube a atingir o feito. O mesmo Santos, derrotado em 1939, seria a equipe a chegar mais perto, com dois tricampeonatos na era Pelé, e o Palmeiras, ainda Palestra Itália, foi tri em uma ocasião.

Após ser campeão invicto em 1938, por pouco a equipe comandada por Del Debbio não chegaria a outro título sem derrota alguma, não fosse um único revés para o São Paulo.

Ainda assim, a campanha corintiana foi excelente. Em 20 partidas, além desta derrota, foram 17 vitórias e dois empates. Com um ataque comandado por Teleco, artilheiro da competição com 32 gols, e Servílio, que futuramente se tornaria o sexto maior goleador da História do clube, o Corinthians não perdoava seus oponentes, tanto que mesmo com dois jogos a serem disputados, o Timão já confirmava o título com uma goleada, por 4 a 1, sobre o Santos.
As outras duas partidas só seriam disputadas no começo de 1940, mas a Taça já tinha dono, e era alvinegro.

E assim, o Corinthians construía uma supremacia no futebol paulista que ostenta até os dias de hoje...

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 4 X 1 SANTOS

DATA: 30/12/1939
ESTÁDIO: Alfredo Schürig (Fazendinha)
JUIZ: Antônio Janeiro
GOLS: Teleco (1-0); Teleco (2-0); Carlinhos (3-0); Carlinhos (4-0) e Raul (4-1)

CORINTHIANS: Joel, Jango e Dedão; Sebastião, Brandão e Munhoz; Lopes, Servílio, Teleco, Joane e Carlinhos. T: Armando del Debbio.

SANTOS: Talladas, Neves e Vanderlino; Figueira, Gradim e Laurindo; Bazzoni, Moran, Raul, Remo e Tom Mix. T: Não disponível