LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

terça-feira, 8 de junho de 2010

1924: Timão conquista seu primeiro tri da História

Um título suado e uma sequência inédita. E nem mesmo uma revolução na cidade de São Paulo foi capaz de estragar a caminhada. Essas foram as circunstâncias vividas pelo Corinthians durante a conquista do Paulista de 1924. Mais do que mais a quinta conquista estadual, a consagração representou o primeiro tricampeonato da História do clube.

Atual bicampeão da competição, o Timão começou a disputa como um dos favoritos ao título. Mesmo com alguns percalços encontrados durante a temporada.

Por conta da falta de competições, o Alvinegro só foi estrear no torneio em maio. Antes, teve de disputar alguns torneios amistosos para manter a forma dos jogadores. A situação até chega a ser engraçada. Se atualmente os clubes reclamam do excesso de partidas, antigamente era o inverso.

Se não bastasse esse primeiro problema, o Corinthians teve outro recesso forçado no ano, agora pela Revolução Paulista de 1924. Os corintianos ficaram sem jogar partidas do campeonato de 17 de agosto a 21 de setembro, período na qual a competição foi interrompida.

Mesmo assim, todas as complicações foram superadas. Mas devido à parada no meio, a competição só foi concluída logo no início de 1925.

O jogo decisivo, válido pelo segundo turno, foi disputado contra o Paulistano, na casa do adversário (no Estádio Jardim América). Com um belo chute de Tatu (segundo os historiadores, a uma distância de 30 metros), o Timão conseguiu a vitória aos 29 minutos do segundo tempo.

Depois desse primeiro tricampeonato, o Alvinegro ainda conseguiu outros dois. Um recorde no Estado.

Retrospecto - 1924
23 jogos (16 vitórias, 5 derrotas e 2 empates)

FICHA TÉCNICA
PAULISTANO 0 x 1 CORINTHIANS

DATA: 11/1/1925
JUIZ: Carlos Ströbel
COMPETIÇÃO: Campeonato Paulista (válido pelo torneio de 1924)
ESTÁDIO: Jardim América, São Paulo (SP)
GOLS: 29’ 2ºT> Tatu

PAULISTANO: Kuntz, Clodoaldo e Caetano; Abatte, Mello e Villela; Formiga, Mário Andrada, Friedenreich, Seixas e Netinho. T: Não disponível

CORINTHIANS: Colombro, Grané e Pinheiro; Gelindo, Gambarotta e Rafael; Apparício, Neco, Napoli, Tatu e Rodrigues T: Guido Giacominelli