LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quarta-feira, 2 de junho de 2010

1917: O primeiro dérbi contra o Palmeiras

Corinthians x Palmeiras. Uma rivalidade que completou, no início deste mês, 93 anos de História. Um duelo marcado por sentimentos distintos das torcidas, mas com a mesma intensidade de paixão.

Foi em 6 de maio de 1917 que aconteceu o primeiro dos embates entre aqueles que se tornariam os maiores rivais de São Paulo. Sem dúvida, o momento mais importante daquela provinciana temporada de futebol no país do futebol.

Com sete anos de fundação, o Timão encarava pela primeira vez o Palestra Itália, que viria a ser chamado, posteriormente, de Palmeiras, após decisão política durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942. A partida, que foi disputada no Estádio Palestra Itália, terminou com vitória do adversário, que tinha menos de quatro anos de vida.

Os 3 a 0 no placar representariam não apenas uma tarde gloriosa de Caetano, que fez os três gols. Mas, também, uma dificuldade que seria encontrada pelo Alvinegro, ano após ano. De 1917 até os dias atuais, o Palmeiras é, sem dúvida, o grande obstáculo ao Corinthians.

O retrospecto geral do confronto é prova disso. Daquele primeiro embate até a vitória alvinegra no Paulistão deste ano – gol de Jorge Henrique –, foram 120 vitórias do rival, 96 empates e 113 triunfos do Alvinegro de Parque São Jorge.

Se o primeiro confronto não deu título, não fez capitão levantar taça, duelos decisivos e inesquecíveis marcaram a História de corintianos e palmeirenses. Estadual, Brasileiro e até Copa Libertadores tiveram a oportunidade de desfrutar dessa rivalidade. Isso sem falar nos amistosos, torneios, copas e campeonatos de menor expressão.

– Todos os clássicos são importantes, mas, desde que cheguei, percebi que os jogos contra o Palmeiras chamam mais atenção dos torcedores e da mídia – lembrou André Santos, ex-lateral do Timão, antes de um confronto, em 2009.

O primeiro confronto
Palestra Itália 3 X 0 Corinthians

PALESTRA ITÁLIA: Fiosi, Grimaldi e Bianco; Bertolini, Picagli e Fabbi; Ministro, Caetano, Heitor, Orlando e Martinelli. T: Bianco

CORINTHIANS: Russo, Adelino e Casemiro; Ciasca, Plínio e Paulo Nunes; Américo, Marconi, Amílcar, Apparício e Neco T: Amílcar Barbuy

GOLS: 18’ 2ºT Caetano 25’ 2ºT Caetano e 39’ 2ºT Caetano
JUIZ: Alfredo Gullo
TORNEIO: Campeonato Paulista (6/5/1917)
ESTÁDIO: Parque Antarctica, São Paulo
Dados do “Almanaque do Corinthians”, do historiador e jornalista Celso Unzelte