LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 14 de junho de 2010

1930: Corinthians, o 'campeão dos campeões'

“Salve o Corinthians, o campeão dos campeões...”. Todo corintiano que se preze sabe cantar o hino do clube, mas poucos podem dizer de onde surgiu essa expressão tão cantada no Pacaembu e tantos outros estádios.

O ano era o de 1930 e o Corinthians era o atual bicampeão paulista. O Vasco, o campeão carioca. Para promover um tira-teimas, a Associação Paulista de Esportes Atléticos ofereceu a Taça Apea, que seria destinada ao vencedor do confronto entre os campeões, disputado em duas partidas.

No primeiro duelo, o Corinthians fez valer sua força em seu estádio e aplicou um 4 a 2 nos cariocas, no Parque São Jorge.

Uma semana depois, além da vitória, outra prova de grande potência futebolística dos paulistas. Até os 27 minutos do segundo tempo, o Vasco vencia os corintianos por 2 a 0, em São Januário. Quando, então, Tuffy, Rato & Cia. mostraram por que eram a sensação do futebol paulista.

Em apenas 18 minutos de partida, De Maria, Peres e Gambinha viraram o jogo e fizeram com que o Corinthians ficasse com o título honorário de “campeão brasileiro”.
Ainda em 1930, o Timão venceria novamente o Campeonato Paulista, sagrando-se tricampeão pela segundo vez na História do clube. No fim da década de 30, outro tricampeonato viria – o que será assunto de outro capítulo desta série especial.

E, assim, o Timão ganhava o apelido cantado até hoje pela nação.


FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 2 VASCO

AMISTOSO INTERESTADUAL
JUIZ: Alzemiro Ballio
DATA: 23/2/1930
ESTÁDIO: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
GOLS: 1 T> Paschoal (0-1); 2 T> Paes (0-2), De Maria (1-2), Peres (2-2) e Gambinha (3-2)

CORINTHIANS: Tuffy, Rafael e Del Debbio; Nerino, Guimarães e Munhoz; Filó, Peres, Gambinha, Rato e De Maria. Técnico: Virgílio Montarini.

VASCO: Waldemar, Itália e Brilhante; Tinoco, Fausto e Mola; Paschoal, Paes, Russinho, Mário Mattos e Bahiano.Técnico: Não disponível.