LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 10 de junho de 2010

1926: Timão compra o Parque São Jorge

Um ano sem títulos nos torneios, mas com uma grande conquista fora de campo. Se em 1926 o Corinthians terminou o Campeonato Paulista da Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) na terceira colocação, os corintianos puderam comemorar uma mudança: a compra do Parque São Jorge.

Apesar de ter sido fundado em 1910, o Timão só comprou a atual casa 16 anos depois. E a mudança só ocorreu dois anos após a aquisição. Isso porque, logo após fechar o negócio, o então presidente do clube, Ernesto Cassano, resolveu reformar o estádio. Tudo para acomodar melhor a torcida alvinegra.

Na época, o Parque São Jorge era usado pelo Esporte Clube Sírio, um dos principais rivais na disputa estadual. Vale lembrar que o primeiro jogo do Alvinegro no local foi em 1923, contra o antigo dono. E a estreia não poderia ter sido melhor, com uma vitória por 1 a 0.

Enquanto a reforma em na nova casa não ficava pronta, o Corinthians seguia mandando as partidas no antigo campo da Ponte Grande. Quando a mudança finalmente aconteceu, o primeiro estádio corintiano foi doado para a Associação Atlética São Bento.

Mais do que representar um local para mandar as partidas, o Parque São Jorge tem outra importância na História do Timão. No local onde está localizado o estádio, o clube começou a se desenvolver e foi até criada a sede social.


Pouco espaço
Mesmo com um estádio próprio, o corintiano não teve muitas oportunidades para acompanhar a equipe no local. Tudo pelo crescimento da torcida. A Fazendinha tem capacidade para cerca de 18 mil pessoas. Até por isso, o Alvinegro jogou lá só em 468 oportunidades, com 346 vitórias, 60 empates e 62 derrotas. Foram 1.312 gols marcados pelo Timão e 480 sofridos.

O último compromisso foi contra o Brasiliense, em 3 de agosto de 2002. Em jogo válido pelo Brasileirão, o Corinthians venceu por 1 a 0, com um gol do volante Fabinho.

Atualmente, o Parque São Jorge é usado para treinamentos e jogos de categorias menores. A diretoria tem a ideia de reformá-lo, mas os planos não saem nunca do papel.

Curiosidades do Parque

Fazendinha
No terreno original, além de um campo em que o Sírio mandava seus jogos, havia uma fazenda. Daí o apelido de Fazendinha, utilizado até hoje.

Padroeiro
Após a chegada ao Parque São Jorge, o Corinthians adotou o santo como seu padroeiro. Construiu uma capela em homenagem a São Jorge dentro do clube.

Remo
Com a proximidade ao Rio Tietê, passou também a praticar remo. Desse esporte surgiram a âncora e os remos que estão até hoje no escudo oficial do clube.

Funcionários
De acordo com o relatório de sustentabilidade de 2009, o clube atualmente possui 844 funcionários. Entre eles 52 jogadores do futebol profissional e 97 do futebol amador.

Consumo
Ainda segundo o relatório, o Parque São Jorge é a maior sede social de um clube no Brasil e consome 17.923,89 gigajoules (GJ) de energia por mês e 15.637 metros cúbicos de água.