LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 7 de junho de 2010

1923: A primeira partida do Corinthians na Fazendinha


Quem afirma que o Corinthians não tem um estádio está muito enganado. O Parque São Jorge é a verdadeira casa corintiana. Mas está ainda mais equivocada a pessoa que pensa que o local sempre foi um reduto alvinegro. A primeira vez que os jogadores do o Timão pisaram lá foi em uma partida como visitante.

Para os torcedores mais novos, a situação é estranha. E quando é analisado o contexto, tudo fica mais complicado. Isso porque, apesar de o Alvinegro debutar na Fazendinha em 1923, a partida foi válida pelo Campeonato Paulista do ano anterior. E o adversário foi o primeiro dono do local, o Sírio.

No aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro), o Corinthians venceu o rival por 1 a 0, com um gol de cabeça de Gambarotta. O resultado recolocou a equipe no caminho do título Estadual.

Na época, o Timão ainda mandava suas partidas no Estádio da Ponte Grande. A compra do Parque São Jorge só foi feita três anos após a estreia naquele campo, em 1926.

Bicampeonato
E se 1923 começou com a festa do título do Campeonato Paulista do ano anterior, ele terminou com muita comemoração pelo bicampeonato.

Ao contrário do que ocorreu no Estadual de 1922, o Corinthians não teve dificuldades para assegurar a taça. Com três vitórias e 100% de aproveitamento logo no início do segundo turno, os corintianos conseguiram assegurar outra taça com quatro rodadas de antecedência.

Pela primeira vez em sua História, o Timão conseguiu um bicampenato em sequência. A situação ainda ficaria melhor. Mas só em 1924.

RETROSPECTO - 1923
20 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

FICHA TÉCNICA
SÍRIO 0 x 1 CORINTHIANS

DATA: 25/1/1923
JUIZ: Benedito Vilela Lapa
COMPETIÇÃO: Campeonato Paulista (válido pelo torneio de 1922)
ESTÁDIO: Parque São Jorge, São Paulo (SP)
GOLS: 35’1ºT> Gambarotta

SÍRIO: Tuffy, Galvão e Chicão; Mezinho, Milanese e Arthur; Brenno, Zé Macaco, Cabelli, Ruyval e Bellini T: não disponível

CORINTHIANS: Mário, Garcia e Del Debbio; Rafael, Amílcar e Ciasca; Peres, Neco, Gambarotta, Tatu e Rodrigues T: Guido Giacominelli