LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 17 de junho de 2010

1933: Corinthians contrata primeiro técnico remunerado

Considerado um dos grandes clubes da várzea paulistana, o Corinthians não conseguiu ter um bom desempenho em 1933, no primeiro ano em que o futebol se tornou profissional no Brasil.

Sem os principais jogadores, o Timão sofreu sonoras goleadas para seus principais rivais, como a derrota por 6 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro e principalmente o revés de 8 a 0 para o Palestra Itália, maior goleada da história do Corinthians, que fez com que os torcedores ateassem fogo na sede do clubes e obrigasse o presidente Alfredo Schurig a sair do cargo.

Para amenizar a crise, a diretoria corintiana resolveu contratar o primeiro técnico remunerado em 33 anos de existência: o uruguaio Pedro Mazullo. Porém,.logo em sua estreia no comando da equipe, nova goleada para o Palestra Itália, por 5 a 1.

Em 30 partidas treinando o time, Mazullo conquistou 16 vitórias, dois empates e 12 derrotas, mas ficou marcado pela goleada de 10 a 1 sobre o Sírio, quando o atacante Zuza marcou seis gols e se tornou o jogador que mais gols fez em uma só partida com a camisa do Corinthians. O atleta que chegou mais próximo dele foi Fernando Baiano, na Libertadores de 1999, quando marcou cinco vezes na vitória de 8 a 2 sobre o Cerro Porteño (PAR), no Pacaembu.

Porém, com a falta de resultados, o treinador acabou demitido, de onde foi comandar a seleção do Chile.