LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 4 de junho de 2010

1920: Maior goleada!!! santos 0x11 CORINTHIANS



Se Corinthians e Santos já se enfrentaram em 297 partidas ao longo da História, uma dessas ocasiões, com certeza, ficou muito marcada na memória, tanto de santistas quanto de corintianos.

Em um fatídico 11 de julho, no ano de 1920, o Corinthians visitou a Baixada Santista pelo Campeonato Paulista e venceu por 11 a 0, até hoje a maior vitória da História do Alvinegro da capital, e também o maior revés do Santos.

O recorde foi alcançado em uma partida disputada pelo Campeonato Paulista, e demasiadamente conturbada. Liderados por Gambarotta, o primeiro dos quatro irmãos da família a defender o clube, entre 1919 e 1928, os jogadores do Timão iniciaram a partida em ritmo intenso. Após terminar o primeiro tempo com um 5 a 0 contra, os jogadores do Santos, revoltados com a arbitragem, começaram a forçar pênaltis e expulsões.
Após Neco marcar o décimo gol corintiano, o santista Ary, indignado com o árbitro Eduardo Taurisano, marcou propositalmente um contra e foi expulso. Como Patusca foi o quarto jogador do Santos a ser excluído da partida, o jogo teve de ser encerrado aos 21 minutos do 2 tempo, devido à insuficiência de atletas do Peixe. E terminava assim a maior goleada da História do Sport Club Corinthians Paulista.

Mais tarde, o Santos abandonaria a competição daquele ano.

Além da vitória no litoral, em 1920 o Corinthians conquistou diversas outras goleadas, como, por exemplo, um 6 a 0 e um 8 a 1 diante do Internacional, e alcançou um ataque de 75 gols marcados em 17 partidas. Entretanto, tamanha ofensividade não foi suficiente para conquistar o título do Campeonato Paulista. Ficando apenas um ponto atrás de Palestra Itália e Paulistano, o Corinthians viu o maior rival conquistar o primeiro título estadual dele.

Uniforme

Como as camisa de cor bege, adotadas desde a fundação, desbotavam muito, em 1920 o Corinthians passou a utilizar a camisa branca como uniforme oficial.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 x 11 CORINTHIANS

DATA: 11/7/1920
ESTÁDIO: Vila Belmiro, Santos (SP)
COMPETIÇÃO: Campeonato Paulista
JUIZ: Eduardo Taurisano
GOLS: 1ºT> Basílio, Bororó, Neco e Gambarotta (2) 2ºT> Amílcar, Neco (2), Gambarotta (2) e Ary Patusca (contra).

SANTOS: Randolpho, Cícero e Bilu; Ricardo, Marba e Pereira; Milon, Constantino, Ary Patusca, Castelhano e Arnaldo Silveira. T: Arnaldo Silveira.

CORINTHIANS: Colombo, Nando e Gano; Garcia, Amílcar e Ciasca; Américo, Neco, Bororó, Gamabarotta e Basílio. T: Amílcar Barbuy.