LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 7 de junho de 2010

1921: José Castelli, o Rato, estreia no Corinthians

Muitas vezes um jogador que se tornou ídolo de um clube em virtude de seu desempenho dentro das quatro linhas não arrisca comprometer sua credibilidade, assumindo o comando técnico da equipe.

Com José Castelli, o famoso Rato, a história foi diferente. Habilidoso meia esquerda, Rato começou a jogar pelo Corinthians em 1921 e logo foi caindo nas graças da torcida corintiana. Seu apelido surgiu pelo seu porte físico e também pela sua rapidez. A habilidade extrema de Rato também lhe proporcionou outro título, o de Rei do drible.

Dentro de campo, Rato teve um gloriosa história com a camisa corintiana. Ficou marcado por ser o jogador a marcar o primeiro gol oficial de uma partida disputada à noite na cidade de São Paulo.

Em duas passagens pelo Corinthians (1921 a 1931 e 1933 a 1937), o ponta anotou 67 gols. Após os dez primeiros anos defendendo o Timão, Rato se transferiu para a Lazio (ITA), ao lado dos corintianos Del Debbio, Filó e De Maria. Retornou ao clube paulista dois anos depois e pendurou as chuteiras atuando pela Portuguesa Santista.

Em 1942, tornou-se técnico do clube e se tornou um dos treinadores mais vitoriosos do Corinthians. Com 162 vitórias, é o terceiro técnico com mais triunfos.

Apesar do sucesso como treinador, Rato gostava mesmo era de trabalhar com os garotos. Foi responsável durante muito pelas categorias de base do time, ajudando na revelação de grandes ídolos do clube, entre eles Roberto Rivellino.

Tristezas e alegrias

Além da primeira partida de Rato como jogador do Corinthians, o ano de 1921 foi de grandes emoções para o Timão. No jogo diante do Inter-SP, o jogo em que o time marcou mais gols na História: 12 a 2.

A tristeza do ano ficou por conta do Paulistão. Dependendo só de si para ficar com o título, o Timão sofreu uma derrota para o Palestra Itália por 3 a 0, no dia de natal, e teve de ver o Paulistano ser campeão.

Quem é:

Nome: José Castelli ‘Rato’
Nascimento: 19/8/1904, em São Paulo (SP)
Morte: 29/9/1984, em São Paulo (SP)
Conquistas: Nove títulos pelo Corinthians

Curiosidades de 1921:

2 de janeiro
É fundado o Cruzeiro Esporte Clube.

20 de janeiro
É proclamada a República da Turquia.

12 de junho
É fundado o Figueirense Futebol Clube.