LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

terça-feira, 29 de junho de 2010

1945: Chega ao Corinthians o 'Cabecinha de Ouro'

Para conquistar o carinho da torcida, um atacante precisa, basicamente, fazer gols. E foi com muitos deles que Baltazar se tornou um dos jogadores mais populares da História do Corinthians.

Vindo do Jabaquara, o atacante inicialmente iria jogar na meia. Aos poucos foi encontrando seu espaço no ataque e também no coração do torcedor corintiano.

Baltazar marcou nada menos que 267 gols com a camisa do Corinthians, ficando atrás apenas de Cláudio, o famoso “gerente”.

Em certa ocasião, Baltazar chegou a reconhecer que não era muito bom tecnicamente:
– Nunca fui muito com os pés, mas, com a cabeça, nem Pelé foi melhor que eu – resumia.

E não era para menos. Baltazar era tão bom no jogo aéreo que ficou conhecido como “Cabecinha de Ouro”, com mais de 70 gols de cabeça.

Seu desempenho na equipe de Parque São Jorge foi tão bom que Flávio Costa, então técnico da Seleção Brasileira o convocou para vestir a camisa amarelinha. Pela Seleção, Baltazar participou das Copas de 1950 e 1954 e marcou 18 gols.

Além de artilheiro, Baltazar era muito querido pela torcida. Seus 12 anos defendendo o Timão, o levaram até a virar letra de um samba e também a ganhar um carro no “O craque mais querido do Brasil”.

O mais curioso, é que tanta popularidade escondeu seu verdadeiro nome: Oswaldo. Baltazar era nome de seu irmão, que lhe era muito parecido.

Curiosidades – 1945
30 de abril
Adolf Hitler suicida-se em Berlim.

7 de maio
Segunda Guerra Mundial: Alemanha se rende aos países aliados, encerrando sua participação na guerra

11 de setembro
Nasce Franz Beckenbauer, um dos melhores jogadores da Alemanha.

27 de outubro
Nasce Luiz Inácio Lula da Silva, que se tornaria o 39 presidente do Brasil.