LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quarta-feira, 9 de junho de 2010

1925: Timão enfrenta a Seleção Brasileira

Quinze anos. Uma marca especial para qualquer pessoa. Ao alcançar tal idade, as garotas fazem uma grande festa de debutante. Para o Corinthians o ano de 1925 também teria de ser especial. Se Palestra Itália, Sírio e Paulistano eram os principais adversários nos primeiros aos de História, os corintianos tiveram o privilégio de enfrentar a Seleção Brasileira no fim daquela temporada.

O amistoso ocorreu logo após a disputa do Campeonato Paulista. Para o Brasil, o duelo serviu como preparação para o Campeonato Sul-Americano do mesmo ano, que foi disputado na Argentina.

Ainda com muitos remanescentes do tricampeonato Estadual de 1924, o Timão não pôde contou Neco. Na ocasião, o jogador teve de virar a casaca e defender a Seleção. Aliás, ao lado de Amílcar Barbuy, ele foi o primeiro corintiano a usar a camisa amarelinha.

Nesse primeiro encontro com o Brasil, o Alvinegro saiu atrás no placar (gol de Nilo, aos 10 minutos do segundo tempo). Mas 14 minutos após sofrer um gol, os corintianos chegaram ao empate com Gambarotta.

A partida não deu muita sorte os brasileiros. A equipe terminou o Sul-Americano na segunda colocação, atrás da Argentina. O Paraguaio, o outro participante, foi o lanterna.

Vale lembrar que o Corinthians ainda enfrentou a Seleção principal em mais uma oportunidade, em 1958, dessa vez, como preparação para a Copa do Mundo da Suécia. Na ocasião, os corintianos perderam por 5 a 0, no estádio do Pacaembu.

O gol brasileiro era defendido por Gilmar, que fez muito sucesso no Timão. Bom, e o resultado do Brasil no Mundial nem precisa falar qual foi...

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 1 BRASIL

DATA: 11/11/1925
JUIZ: Francisco Céspedes Guerra
COMPETIÇÃO: Amistoso
ESTÁDIO: Ponte Grande, São Paulo (SP)
GOLS: 10’ 2ºT> Nilo 24’ 2ºT> Gambarotta

CORINTHIANS: Colombro, Grané e Pinheiro; Rafael, Rueda e Gelindo; Apparício, Napoli, Gambarotta, Braun e Rodrigues T: Guido Giacominelli

BRASIL: Tuffy, Clodoaldo e Pennaforte; Nascimento, Floriano e Japonês; Filó, Neco e Friedenreich, Nilo e Moderato T: Joaquim Guimarães

Curiosidades - 1925
1 de março
Lauri Kristian Relander é eleito o segundo presidente da Finlândia.

19 de abril
É fundado o Colo Colo, um dos clubes mais tradicionais e populares do Chile.

11 de maio
Nasce Rubem Fonseca, escritor e roteirista de cinema brasileiro.

29 de maio
Nasce Margaret Thatcher, política britânica e ministra de 1979 a 1990.