LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

terça-feira, 29 de junho de 2010

1944: Divino mestre corintiano

O torcedor corintiano que viu Gamarra jogar com a camisa alvinegra, e até hoje tem orgulho do paraguaio, possivelmente teria sentido o mesmo se pudesse ter visto Domingos da Guia atuar.

Divino Mestre, apelido que ganhou na passagem pelo Nacional (URU), era um zagueiro da mais pura técnica. Além do clube uruguaio, também fez sucesso com as camisas do Boca Juniors (ARG), do Vasco, do Bangu e do Flamengo. A representatividade dele é tão grande que seu nome até faz parte da letra do hino do Bangu. Não para menos, é considerado um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro – talvez mundial.

Domingos chegou ao Corinthians com 31 anos. Na época, foi a transferência mais cara do futebol sul-americano, cerca de 300 contos de réis. O Timão o trouxe na intenção de recuperar o título paulista, que não conquistava desde 1941. Entretanto, a única conquista do Divino Mestre pelo Timão foi a Taça Cidade de São Paulo, em 1947.

Mesmo assim, ele marcou a História alvinegra. Para muitos, é considerado o melhor zagueiro que já passou pelo clube. O estilo clássico fazia encher os olhos dos torcedores. Domingos não dava chutões, preferia sair com a bola dominada da defesa e, até mesmo, driblar os rivais.

Pai de ídolo rival
Outra contribuição de Domingos para o futebol foi o filho, Ademir da Guia, ídolo do rival Palmeiras.

Curiosidades – 1944

14 de maio
Nasce o cineasta George Lucas, diretor das séries Star Wars e Indiana Jones.

7 de Novembro
Nos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt é eleito presidente pela quarta vez.

25 de dezembro
No Rio de Janeiro, nasce Jair Ventura Filho, o Jairzinho, campeão da Copa do Mundo de 1970 com a Seleção.