LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 25 de junho de 2010

1941: Corinthians conquista o único título dos anos 40

Começar a década conquistando o torneio início e, em seguida, o Campeonato Paulista, sofrendo apenas uma derrota, é de animar qualquer torcida. Porém, com o Corinthians, na década de 40, a euforia não passou de 1941.

O Paulistão conquistado no início dos anos 40, o 12 da História do clube, era um prelúdio de um período sem títulos de expressão. Após levantar o caneco, o Timão só voltaria a ser campeão paulista de novo dez anos depois.

Ainda assim, naquele ano, o Corinthians chegou ao título de maneira incontestável. Após 18 rodadas, a equipe comandada por Del Debbio havia vencido 15 partidas e, dessa maneira, garantiu o troféu de maneira antecipada, com um triunfo sobre o Santos.

Teleco, que era consagrado pela torcida corintiana pelo faro de goleador, foi mais uma vez artilheiro da competição, desta vez com 26 gols.

A conquista corintiana só não teve mais brilho devido à última partida do campeonato. Já com o título assegurado e com uma sequência de 22 jogos sem derrotas, o Corinthians enfrentaria o maior rival, o Palestra Itália, com o objetivo de “roubar” a Taça dos Invictos do próprio Palestra, se não perdesse, alcançando a 23 partida consecutiva invicta.

Porém, os deuses do futebol quiseram que a História fosse diferente. Echevarrieta e Capelozi marcaram e aplicaram o único revés alvinegro na competição, dando ao Palestra, ao menos, o gostinho da vingança sobre os corintianos. Após essa conquista, vacas magras chegariam ao Timão.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0 X 2 PALESTRA ITÁLIA

CAMPEONATO PAULISTA
JUIZ: José Alexandrino
PÚBLICO: não disponível
ESTÁDIO: Pacaembu, São Paulo (SP)
DATA: 12 de outubro de 1941
GOLS: 21’ 1°T Echevarrieta (0-1); 20' 2°T Capelozi (0-2)

CORINTHIANS: Ciro, Agostinho e Chico Preto; Jango, Brandão e Dino; Tite, Servílio, Teleco, Joane e Milani. T: Armando Del Debbio

PALESTRA ITÁLIA: Gijo, Junqueira e Begliomini; Oliveira, Goliardo e Del Nero; Echevarrieta, Waldemar Fiúme, Capelozi, Lima e Pipi. T: Caetano Domênico.