LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

terça-feira, 15 de junho de 2010

1931: A primeira 'Grande Invasão Corintiana'

A torcida corintiana ficou famosa pela invasão histórica ao Maracanã, nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1976, contra o Fluminense, quando 60 mil pessoas viajaram até o Rio de Janeiro para prestigiar o Timão.

Porém, foi em 1931 que a fiel torcida mostrou a sua força pela primeira vez fora de São Paulo. Depois de uma boa campanha no Campeonato Paulista de 1930, o Corinthians disputou a final contra o Santos, em janeiro do ano seguinte, na Vila Belmiro.

Então, na manhã de 4 de janeiro de 1931, dez trens com oito vagões cada saíram das estações da Luz e Brás, na capital paulista, repletos de corintianos, rumo à cidade de Santos, onde invadiram o estádio adversário com cerca de vinte mil pessoas na arquibancada, praticamente a totalidade de lugares.

Em campo, o Timão saiu perdendo com um gol logo no início do jogo do atacante Feitiço, mas, liderado pelos atacantes Gambinha e De Maria, virou a partida e venceu a equipe da baixada por 5 a 2, conquistando o tricampeonato paulista.

No caminho de volta a São Paulo, muitos corintianos viajaram em cima dos trens, comemorando o título estadual com rojões e bandeirolas do clube. Alguns torcedores tiraram a camisa durante o trajeto e acabaram morrendo por pneumonia e tuberculose, já que naquela época não havia medicamentos para essas doenças.