LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 13 de junho de 2010

Pacaembu é o trunfo no ano do centenário



Ao longo dos cem anos de existência do Corinthians, o Pacaembu foi o palco de glórias, títulos e partidas memoráveis do Timão perante a sua torcida. E no ano do centenário, o estádio também é o maior trunfo do Alvinegro perante os adversários.

Considerado a casa do clube, o Corinthians está invicto no ano jogando no Pacaembu. Em 16 partidas disputadas, foram 14 vitórias e apenas dois empates, contra Mirassol (1 a 1) e Botafogo-SP (1 a 1), ainda pelo Paulistão, tendo um aproveitamento de 91, 6% dos pontos disputados. Mais do que isso, o Timão balançou as redes no estádio em 37 oportunidades, com uma boa média de 2,31 gols por partida.

A regularidade atuando em casa é tamanha, que a torcida mal deve se lembrar da última derrota da equipe no Pacaembu, que aconteceu na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o Timão perdeu para o Náutico (PE) por 3 a 2 com um gol dos pernambucanos aos 47 minutos do segundo tempo desempatando o jogo.

E se o time corresponde em campo, a torcida corintiana também faz a sua parte nas arquibancadas. Passadas sete rodadas do Brasileirão, o Corinthians é líder de público do campeonato, com uma média de 24.616 pessoas a cada jogo como mandante.

- Esse é o maior acréscimo que estamos tendo em relação à maioria dos adversários. Tem a ver com o que a equipe vem fazendo e, também, com o comportamento do torcedor. Espero que a equipe continue merecendo esse reconhecimento. Juntos somos mais fortes e isso tem sido o 'algo a mais' para a equipe - comentou o técnico Mano Menezes, após a vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, quando pouco mais de 33 mil torcedores estiveram presentes no Pacaembu.

A força do time atuando no estádio também pode ser vista nos clássicos paulistas. Neste ano, foram três vitórias nos três jogos disputados no Paca. Primeiro, quebrou um tabu de três anos ao vencer o Palmeiras por 1 a 0. Depois ganhou do São Paulo por 4 a 3 com um gol no último minuto marcado por Iarley e, por último, goleou o Santos por 4 a 2, se vingando da derrota sofrida ainda no Paulistão por 2 a 1, na Vila Belmiro.

E se já é difícil lembrar da última derrota no estádio, relembrar o último revés em clássicos no Pacaembu é ainda pior, já que o Timão mantém um tabu de quatro anos sem perder para os maiores rivais atuando na sua casa. O último foi para o próprio Santos, no Brasileirão de 2006, quando saiu de campo derrotado por 3 a 0. De lá para cá, são sete vitórias e um empate.

Com o título nacional como grande objetivo no ano do centenário, o Timão ainda tem 16 jogos como mandante no Brasileiro. Chance para arrancar na tabela e continuar alegrando a fiel torcida no estádio mais corintiano de São Paulo.

Pacaembu também foi palco de decepção

Se por um lado o Corinthians está invicto no Pacaembu, por outro foi no estádio que o clube teve a maior decepção da temporada, ao ser eliminado precocemente da Copa Libertadores da América para o Flamengo, ainda nas oitavas de final da competição.

O Timão venceu o rubro-negro no Paca por 2 a 1, mas como havia perdido o primeiro jogo no Maracanã por 1 a 0, foi desclassificado pelo gol tomado em casa. A partida é o recorde de público do estádio no ano, com 37.021 torcedores.

Porém, ao contrário do que ocorreu em 2006, quando o time foi eliminado do torneio continental pelo River Plate (ARG) e viu a torcida quase invadir o campo, em uma das imagens mais marcantes da história do clube, neste ano os jogadores foram aplaudidos após o jogo.