LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sábado, 3 de julho de 2010

Óleo de Cártamo

Óleo de cártamo é um óleo retirado das sementes da safflower, que é esta flor que se encontra na foto. Rico em polifenóis e ácidos graxos essenciais, tem se mostrado muito controverso na prevenção da obesidade e perda de gordura corporal. Trabalhos muito recentes do ano passado e deste ano mostram isso. Um dos trabalhos feitos com diabético tipo 2 comparando o óleo de cártamo com o ácido linoleico conjugado (CLA) mostrou que o uso do CLA foi mais efetivo em reduzir o peso e o IMC dos participantes, em apenas 8 semanas, enquanto o óleo de cártamo não produziu redução do percentual de gordura total. Entretanto, o grupo que usou óleo de cártamo teve redução importante na glicemia de jejum e aumento na adiponectina, citocina antiinflamatória produzida no tecido adiposo, fundamental para a manutenção do peso perdido após tratamento dos obesos. Já um trabalho deste ano, comparando um grupo que usou gordura de porco e outro que usou gordura de porco acrescida de óleo de cártamo, mostrou que o óleo de cártamo reduz a expressão dos genes que sintetizam as orexinas e grelinas, que são hormônios que aumentam o apetite, logo os pacientes tiveram menos fome. Além disso, o óleo de cártamo promoveu ativação dos receptores nucleares PPAR alfa, que são importantes para promover aumento da captação de gordura no musculo, estimulo da lipólise (perda de gordura) e oxidação (queima) da gordura. Outro trabalho também recente de 2009, comparou grupo que usou óleo de cártamo e outros com óleo de peixe ricos em EPA e DHA e mostrou que o óleo de peixe inibe a sintese de lipidios e o grupo que usou óleo de cártamo teve aumento nas gotículas de gordura dos hepatócitos (células do fígado).
Acho importante também observar que o óleo de cártamo é rico em ácido linoleico, da série w6, o que portanto pode provocar um aumento na proporção w6-w3. Portanto, ainda vejo com cautela o uso deste óleo.

obs: existe uma variedade de óleo de safflower rico em ácido oleico (e não linoleico) que normalmente não é utilizado nos suplementos visando perda de gordura corporal.