LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 30 de julho de 2010

1976: Torcida corintiana invade o Maracanã



Como explicar uma torcida que, mesmo sem comemorar a conquista de um título importante há mais de 20 anos, viaja 429 km para ver seu time enfrentar um rival que era considerado uma máquina, como o Fluminense de 1976?

Mesmo sem explicação, em 5 de dezembro daquele ano, cerca de 70 mil corintianos invadiram o Rio de Janeiro e lotaram o Maracanã para acompanhar o Corinthians na semifinal do Campeonato Brasileiro.

Diante de um dos melhores times brasileiros da época, liderados pelo ex-corintiano Rivellino, o Corinthians se sentiu em casa, em pleno território do adversário.

A partida foi dramática. Aos 18 minutos, Carlos Alberto Pintinho abriu o placar para os donos da casa e parecia que iria calar os corintianos presentes no Maracanã. Mas, em uma meia-bicicleta, Ruço empatou a partida.

Um temporal fez com que o segundo tempo começasse atrasado e também que ambos os times não conseguissem mais fazer gols.

A decisão foi para os pênaltis e, então, brilhou a estrela de Tobias.

O goleiro do Timão defendeu duas cobranças e levou o Corinthians à final do Brasileirão, que seria perdida contra o Internacional.

Aquele Brasileirão, porém, já havia sido conquistado. Pela torcida do Corinthians, por uma das maiores e mais intensas movimentações humanas por razões pacíficas na História. A Fiel conquistou seu título.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 (1) X (4) 1 CORINTHIANS

ESTÁDIO: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
DATA: 5/12/1976
JUIZ: Saul Mendes (BA)
GOLS: 18’/ 1ºT Carlos Alberto Pintinho (1-0); 29’ 1ºT Ruço (1-1)

CORINTHIANS: Tobias, Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Givanildo (Basílio), Ruço e Neca; Vaguinho, Geraldão (Lance) e Romeu. Técnico: Duque

FLUMINENSE: Renato, Rubens Galaxe, Carlos Alberto Torres, Edinho e Rodrigues Neto; Carlos Alberto Pintinho, Cléber (Erivélto) e Rivellino; Gil, Doval e Dirceu. Técnico: Mário Travaglini

Com a palavra - Rivellino - Ídolo de Corinthians e Fluminense

'Foi um dos fatos mais marcantes da minha carreira'

Foi o presidente do Fluminense quem me disse que ia convidar a torcida do Corinthians para ir ao Maracanã. Eu ainda falei pra ele: “Não faz isso, você não sabe do que essa torcida é capaz”. Deu no que deu. Quando entrei no estádio e vi toda aquela gente, fiquei pasmo. Realmente, foi um dos fatos mais marcantes da minha carreira. Apesar que aquilo não era novidade para mim, porque eu jogava contra o São Bento de Sorocaba no Pacaembu com 40 mil pessoas. Sei o que é isso, sei a paixão que essa torcida tem pelo time. Aquela invasão só me fez ter certeza disso. Acho que nem mesmo o Flamengo, que tem a maior torcida do Brasil, conseguiu fazer algo parecido. As torcidas rivais do Fluminense também ajudaram, mas a nação corintiana deu, sem dúvida, a maior demonstração de amor que já vi.