LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 12 de julho de 2010

1958: Corintianos campeões mundiais com a Seleção

O Corinthians teve em sua História 18 jogadores em Copas do Mundo. Desse total, apenas oito tiveram a honra de conquistar o título. Logo na primeira glória, dois alvinegros estiveram presentes: Gilmar (goleiro) e Oreco (lateral-esquerdo).

Em 1958, apesar da fase nada brilhante do Timão, o técnico Vicente Feola chamou a dupla corintiana. O primeiro foi titular absoluto. O segundo, por sua vez, tinha a concorrência quase desleal de Nilton Santos e, por esse motivo, amargou a reserva durante a competição.

O inusitado deste Mundial fica por conta de um dos amistosos que a Seleção Brasileira fez antes da viagem. O adversário? O Corinthians, comandado por Cláudio. Um jogo que quase tirou Pelé da competição mundial. Só isso...

O amistoso tornou-se uma espécie de lenda do futebol brasileiro. Uma entrada dura de Ari Clemente machucou o Rei do Futebol, falta essa que o deixaria fora dos primeiros compromissos na Suécia. Dizem os mais antigos que, naquele momento, Pelé teria prometido que o Timão jamais seria campeão enquanto ele estivesse em campo. Coincidência ou não, o Rei do Futebol parou no dia 1 de outubro de 1977 e o Timão conquistaria o título paulista apenas doze dias depois...

Em tempo: Ado e Rivelino (1970); Viola (1994); Dida, Vampeta e Ricardinho (2002) foram os outros corintianos campeões do mundo.

Retrospecto - 1958
39 vitórias, 16 empates e 13 derrotas