LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 2 de julho de 2010

1948: O pequeno grande ídolo do Timão

Quando Luizinho fugia de casa para assistir aos jogos do Corinthians de Servílio e Teleco, o garoto, ainda menino, aos 7 anos de idade, não fazia ideia de que, um dia, seria tão grande quanto os ídolos.

Morador da Zona Leste, Luizinho surgiu em um clube da várzea paulistana e foi para o Corinthians aos 13 anos, para jogar no infantil. Em seguida, passou pelas categorias juvenil, amador e aspirante. Em 1948, fez a estreia pelo profissional, em uma partida amistosa contra o Hepacaré, em Lorena. O meia entrou no lugar de Ruy e deixou o gol dele logo no primeiro jogo.

Talvez por ter crescido nas cercanias do clube, Luizinho foi um dos jogadores mais amados pela torcida, se não o maior deles. Ou, então, a fama veio em função do futebol no estilo “moleque”.

Uma história conta que, certa vez, Luizinho deu um drible tão desconcertante em Villa, um argentino que jogava pelo Palmeiras, que o defensor caiu sentado. Ainda esperando o adversário se levantar, o Pequeno Polegar literalmente sentou na bola.

Em 1955, Luizinho marcou, de cabeça, o gol que deu o título ao Corinthians, no jogo diante do Palmeiras, no Campeonato Paulista do 4 Centenário. Além desse, ainda conquistou mais cinco títulos com a camisa alvinegra.