LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 8 de julho de 2010

1954: Corinthians campeão do IV Centenário

Após um período sem grandes êxitos futebolísticos durante a década de 40, o Corinthians se viu obrigado a renovar sua equipe, buscando reaver os momentos de glória do início de sua existência.

Vindos das categorias de base do Corinthians, nomes como Luizinho, Cabeção, Roberto Belangero e Idário, além dos conhecidos Baltazar, Cláudio e Gilmar, colocaram “ordem na casa”, se tornaram grandes ídolos do clube e, juntos, formaram um dos melhores times da História do Corinthians.

Esse esquadrão foi Campeão do Rio-São Paulo (50, 52 e 53), Bicampeão Paulista (51-52), Campeão da Pequena Taça do Mundo (53) e Campeão da Taça Charles Miller (54) e a “chave de ouro” veio na conquista do Campeonato Paulista de 1954, que comemorava o IV Centenário da Fundação da Cidade. Na época, era considerado o título paulista mais importante da História e foi cobiçado por todos os clubes.

E o Corinthians se dedicou como ninguém para alcançar tal honraria. Após o bicampeonato de 51 e 52, diz a lenda que, o então presidente, Alfredo Ignácio Trindade teria reunido o elenco e perguntado: “Vocês preferem ser tricampeões ou ganhar o IV Centenário?”

E o que a história confirma a escolha do elenco. Na penúltima rodada do campeonato, o Timão estava na liderança e enfrentaria o 2 colocado, o Palmeiras. Para vencer a partida, disputada já em fevereiro de 1955, o Palmeiras tentou de tudo. Até mesmo entrar em campo de azul, por orientação de um pai-de-santo, pelo que se conta. Mas não bastou. O esquadrão corintiano, que precisava só do empate, abriu o placar com Luizinho, de cabeça. Sofreu o empate, mas segurou o resultado e coroou a geração vitoriosa dos anos 50.