LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 26 de julho de 2010

1972: Wladimir, o recordista de jogos no Corinthians

Em quase cem anos de História, muitos jogadores vestiram a camisa do Corinthians diversas vezes. Porém, nenhum deles superou a marca de Wladimir, que defendeu o Timão em 805 jogos.

Revelado no Parque São Jorge, o lateral-esquerdo teve sua primeira chance no profissional do time em uma excursão pela Europa, sob o comando do técnico Duque. Na partida de estreia, vitória sobre o Besiktas (TUR) por 3 a 0 em Istambul, na Turquia.

Mas Wladimir só foi se firmar como titular do Corinthians no ano seguinte, assumindo a posição. A partir dali, o lateral fez história com a camisa corintiana. Além do recorde de partidas, a maior sequência de jogos consecutivos também é dele: 161. Seu estilo aliava técnica e também o espírito aguerrido, característica cultuada pela exigente torcida corintiana.

Em 15 anos de clube, Wladimir participou de grandes momentos do clube paulista. Em 1977, quando o Corinthians conquistou o título paulista após 22 anos de jejum, foi dele a cabeçada que o zagueiro pontepretano salvou em cima da linha e, no rebote, Basílio marcou o gol do título.

Em 1979, o lateral mais uma vez sagrou-se campeão paulista pelo Timão e ao lado de Sócrates, Casagrande e Zé Maria foi um dos líderes da Democracia Corintiana, na década de 80. Nesse período, mais duas conquistas no Paulistão: 1982 e 1983.

Em 1983, na maior goleada do Campeonato Brasileiro, Wladimir marcou um gol antológico no Canindé. De bicicleta, o lateral ajudou a construir a vitória por 10 a 1 sobre o Tiradentes, do Piauí.

Ídolo corintiano, Wladimir porém, não conseguiu passar sua identificação alvinegra para a família. O ex-corintiano é pai do lateral-direito Gabriel, que além de Fluminense e outros times, defendeu o São Paulo.