LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bobadilla tenta mudar sina de estrangeiros

A aposta do Corinthians no goleiro paraguaio Aldo Bobadilla faz relembrar uma dura realidade sobre os arqueiros estrangeiros que chegaram ao Brasil ultimamente. Dos últimos que foram contratados para atuar por aqui, quase nenhum conseguiu se consagrar.

Relembre alguns dos nomes que passaram por aqui nos últimos anos e fracassaram.

Nelson Tapia: titular da seleção chilena, na época, o goleiro foi contratado pelo Peixe em 2004, após vestir a camisa de diversos clubes de seu país natal e do Vélez (ARG). Entretanto, não conseguiu se firmar, e disputou apenas 18 partidas pela equipe da Vila Belmiro.

Juan Carlos Henao: colombiano, destacou-se no Once Caldas (COL) durante o título da Libertadores, em 2004. No ano seguinte, foi contratado pelo Santos, clube no qual não conseguiu repetir as boas atuações, sendo dispensado pela diretoria alvinegra.

Johnny Herrera: contratado pela MSI, parceira do Corinthians, em 2006, o chileno participou de apenas nove jogos pelo Timão antes de se tornar reserva da equipe e ser rapidamente dispensado.

Sebastián Saja: o argentino chegou ao Grêmio em 2007, por empréstimo, vindo do San Lorenzo (ARG). No clube gaúcho, apesar do título estadual daquele ano e do vice-campeonato na Copa Libertadores, era contestado por grande parte da torcida. Em 2008, depois de uma lesão que o afastou dos gramados por alguns meses, voltou ao clube argentino.

Juan Castillo: revelado pelo Defensor (URU), o arqueiro foi contratado pelo Botafogo em 2008, clube no qual conquistou boa parte da torcida no início de sua passagem. Entretanto, não conseguiu manter o bom nível de suas atuações e as recorrentes falhas no jogo aéreo fizeram com que sua titularidade fosse contestada. Com uma lesão que o tirou de combate por oito meses, Castillo teve dificuldades para voltar a defender a meta botafoguense, e foi negociado em 2010 com o Deportivo Cali (COL).

Fabián Carini: também uruguaio, chegou ao Atlético-MG em 2009. Talvez o mais badalado entre os goleiros estrangeiros que vieram jogar no Brasil, Carini foi contratado quando jovem pela Juventus (ITA), e também chegou a atuar pela Inter de Milão (ITA) e Real Murcia (ESP), antes do clube mineiro. Por aqui, nunca conseguiu conquistar, de fato, o torcedor atleticano.

Pato Abbondanzieri: após fazer história atuando como goleiro do Boca Juniors (ARG) e defendendo a seleção argentina, o arqueiro foi contratado pelo Internacional em 2010. Após algumas falhas e a demissão do técnico uruguaio Jorge Fossati, poucos meses depois, chegou a ser afastado do elenco, treinando separadamente. Com o técnico Celso Roth, pode ter uma nova chance.