LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sábado, 3 de julho de 2010

1949: Homenagem em grená

Em 1948, o Torino, time sensação na Itália e em toda a Europa, veio ao Brasil em uma excursão jogar contra equipes nacionais. A equipe italiana deixou o país com apenas uma derrota: para o Corinthians.

Pouco menos de um ano depois, uma tragédia que abalou o mundo do futebol: após participar de um amistoso contra o Benfica para a despedida de Francisco Ferreira, em Portugal, o avião que levava a equipe do Torino se chocou com a Basílica de Superga, nos arredores de Turim, na Itália. O mundo não conseguia acreditar que era o fim do Grande Torino, o esquadrão que chegou a ser tetracampeão italiano, e de Valentino Mazzola, craque da Seleção Italiana. A morte de 30 pessoas que estavam no voo, entre elas 18 jogadores, chocou a todos.

A comoção pela perda de jogadores que formavam a base da Seleção da Itália foi tamanha que o funeral reuniu cerca de 500 mil pessoas nas ruas de Turim, para prestar uma última homenagem. O Torino nunca mais seria o mesmo.

No Brasil, o Corinthians se sentiu na obrigação de homenagear a equipe. Em um amistoso contra a Portuguesa, o Corinthians disputou a partida vestindo as tradicionais camisas grenás do Torino. Para a homenagem ser completa, a vitória não poderia faltar. E foi isso o que aconteceu. Com gols de Colombo e Noronha, o Timão honrou a memória do esquadrão italiano.

Curiosidades – 1949

4 de abril
É criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), com o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco socialista. Atualmente, o órgão se tornou o eixo da política de segurança de alguns países Europa e da América do Norte. Possui 28 membros na atualidade.

1 de outubro
É criada a República Popular da China.