LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 15 de julho de 2010

1961: O ano do Corinthians 'Faz-me rir'

Até parece impossível que um dia / Foste o homem sonhado por mim / Esta cínica farsa de agora / Faz-me rir, ai... Faz-me rir...”. Dizia o refrão de um bolero, cantado por Edith Veiga, sucesso nos anos 60.

O que não fazia tanto sucesso naquela época era o time do Corinthians que, por essa razão, ganhou de seus rivais como apelido o título do hit do momento: Faz-me rir.

O ano de 1961 foi muito ruim para o Timão. Apesar de começar a temporada com uma bela vitória por 7 a 2 contra o Flamengo, de Gérson e Dida, na noite que inaugurou o sistema de iluminação do Parque São Jorge, o resto do ano não foi nada bom para os corintianos.

No Campeonato Paulista, durante as primeiras 11 partidas, o Corinthians havia perdido sete, empatado outras duas e vencido apenas duas. A diretoria do clube tentou dar um jeito na situação trocando o treinador e alguns jogadores, porém de nada adiantou, e o Corinthians terminou o primeiro turno entre os últimos colocados.

O time, reforçado por Adílson, Beirute, Espanhol, Ferreira e Manoelzinho, só conseguiu reagir no segundo turno da competição estadual, e a campanha, que começou de maneira pífia, para delírio das torcidas rivais, terminou com uma “honrosa” sexta colocação.

Para responder aos rivais, dois torcedores do Timão compuseram a resposta ao incômodo apelido: “No momento difícil, presente / A torcida responde por ti / Demonstrando a toda essa gente / Que tu tens um Nome, do qual não se ri!”

Curiosidades – 1961

31 de janeiro
Jânio Quadros toma posse como presidente da República, o 22 da História.

21 de março
Nasce Lothar Matthäus, campeão mundial com a Alemanha em 1990 e melhor jogador do Mundo da Fifa de 1991.

4 de agosto
Nasce Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

13 de agosto
Na Alemanha, é construído o Muro de Berlim, dividindo o país em dois.

25 de agosto
Alegando pressão de “forças terríveis”, Jânio Quadros renuncia à presidência.

2 de setembro
Nasce Carlos Valderrama, folclórico meio de campo da Seleção da Colômbia, bom jogador e também conhecido pela vasta cabeleira.