LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 18 de julho de 2010

1963: O adeus do vitorioso de Del Debbio

Não é de hoje que os jogadores, ao abandonarem suas carreiras, decidem trocar de área dentro do futebol. Com Armando Del Debbio, a história não foi diferente. Após um grande período dentro de campo, ele ainda se arriscou no comando do Corinthians. E repetiu o sucesso com a conquista de outros títulos.

O antigo atleta e treinador vestiu pela primeira vez a camisa do Timão em 1922. A partir desse dia, começou a construir sua passagem vitoriosa pelo clube. Ao todo, foram oito títulos paulistas em campo.

Muito ligado ao Alvinegro, Del Debbio não quis largar sua paixão nem após o fim da carreira. Então, decidiu se tornar técnico. E qual foi o time escolhido? O Corinthians. O treinador começou o desafio de maneira vitoriosa. Foram outras duas conquistas estaduais. Nessa conta ainda existe uma terceira taça, que merece uma explicação à parte.

Em 1939, quando já tinha iniciado a carreira como técnico, o ex-zagueiro teve de vestir o uniforme e as chuteiras mais uma vez. Por causa de uma série de lesões dos outros defensores, o treinador foi chamado para fazer parte da equipe em um duelo contra o Ypiranga. Assim, ele ajudou o Alvinegro a vencer por 2 a 1 e ficar perto da taça.

Del Debbio treinou o Timão em três oportunidades, a última em 1963. Com a equipe em má fase, ele comandou os corintianos nas últimas rodadas do Estadual. Seu último jogo foi em um empate por 2 a 2 com o Santos. Vitorioso como sempre, não poderia terminar sua passagem pelo clube com derrota.

Vitorioso

Del Debbio conquistou como técnico e zagueiro do Timão dez títulos paulistas. Foram sete como jogador, dois como técnico e um nas duas funções. Como treinador, foram 175 jogos, com 114 vitórias.