LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sábado, 31 de julho de 2010

1977: Basílio faz o gol mais importante da História do Timão

Se Deus é brasileiro, na noite do dia 13 de outubro de 1977 Ele vestiu a camisa do Corinthians, e todas as 86.677 pessoas presentes na final do Campeonato Paulista daquele ano, no Morumbi, foram testemunhas da benção concedida a apenas um homem no gramado, que se não era anjo, tinha o pé de um: José Roberto Basílio.

Em toda sua carreira, Basílio nunca marcou muitos gols. Desde os times da várzea paulistana até despontar na Portuguesa, sempre jogou como meia ou volante. Tanto que o camisa 8 da Lusa só pisou no Parque São Jorge em 1975 com a missão de substituir Rivellino, que comandou o meio-campo corintiano por muitos anos. O início com poucos gols e nenhum título aumentaram ainda mais a pressão da torcida, que já tinha expulsado o Reizinho do clube. A grande oportunidade de encerrar o jejum de título veio em 1976, mas Basílio viu do banco de reservas o time ser vice-campeão brasileiro.

Já titular, Basílio não teve grandes atuações no Paulistão de 1977. Wladimir, Vaguinho e Zé Maria eram os grandes nomes da equipe. A boa campanha levou o Corinthians à final da competição, contra a Ponte Preta. No primeiro jogo, 1 a 0 para o Timão, em Campinas, e no segundo, 2 a 1 para a Macaca no Morumbi, forçaram o terceiro e decisivo jogo.

- Estávamos tranquilos. Quando entrei no Morumbi e vi tanta gente, tive certeza que precisávamos dar aquele título para eles - relembra.

O jogo começou nervoso. Logo no início, Ruy Rei foi expulso pelo lado da Ponte, mas mesmo com jogador a menos a Macaca segurou o empate até os 36 minutos do segundo tempo, quando o juiz marcou falta da direita para o Corinthians.

- A gente treinava muito aquela jogada. O Wladimir ficava no primeiro pau, o Vaguinho centralizado e eu na sobra. Então, quando ele cruzou, era o Wladimir quem tinha mais chances de marcar o gol, mas a cabeçada dele bateu na zaga. Logo em seguida o Vaguinho chutou na trave e então pingou na minha frente, e eu fiz o gol mais importante da História do Corinthians - conta, emocionado.

Porém, a importância do gol não atingiu Basílio no momento em que ele aconteceu, somente o motivo pelo qual ele foi o escolhido para fazê-lo.

- Foi Deus. Ele olhou lá de cima e disse: "É você". Mas eu não imaginava que teria uma proporsão tão grande como é hoje - disse.

O mesmo Deus que na noite de 13 de outubro de 1977 desceu até as arquibancas do Morumbi e viu o Corinthians ser campeão paulista depois de 22 anos com um toque seu, e um gol do Pé-de-anjo.