LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

terça-feira, 13 de julho de 2010

1959: A era Vicente Matheus no Corinthians

Dificilmente um presidente figura no cobiçado hall de ídolos de um clube de futebol. Para isso acontecer, ele precisa ter, além de grande importância, o carinho da torcida. No Corinthians, Vicente Matheus está, com certeza, entre os maiores nomes da História do clube.

Espanhol de nascimento, Matheus era, acima de tudo, um corintiano. Chegou ao país com seis anos e foi criado na Zona Leste de São Paulo. Fez fortuna como empresário do ramo da construção civil.

Entretanto, foi mesmo no Corinthians que encontrou sua razão de viver. Em 1934, aos 26 anos, Vicente Matheus se tornou sócio do clube e começou sua história no clube alvinegro. Mudou-se para o Tatuapé e começou a crescer na política corintiana. Em 1954, quando o time foi campeão paulista do IV Centenário, era o diretor de futebol.

Em 1959, por voto direto dos associados, assumiu a presidência co clube. Comandou o Corinthians durante oito mandatos e participou das maiores conquistas do Timão. O Campeonato Paulista de 1977, conquistado após longo período de fila e o Campeonato Brasileiro de 1990, o primeiro do Corinthians, vieram sob a batuta do carismático presidente corintiano.

Matheus foi um grande presidente, capaz de até investir dinheiro do próprio bolso no clube. Agia assim em contratações de jogadores como também em prêmios e até moradia aos atletas alvinegros.

Protagonizou episódios célebres como, por exemplo, a contratação de Sócrates, um dos maiores ídolos da História do clube. Na época, Palmeiras e São Paulo também tinham interesse no Doutor, mas com as manobras de Vicente Matheus o Corinthians deu um “chapéu” nos rivais e trouxe o camisa 8 para o Parque São Jorge.

Timão na vida pessoal

No Corinthians também, que Vicente Matheus foi feliz na vida pessoal. No clube conheceu Marlene Matheus, com quem casou-se em 1968. Em 1991, graças a uma manobra política de Matheus, Marlene assumiu a presidência até 1993.

Vicente Matheus morreu em fevereiro de 1997, vítima de câncer.

Quem foi ele:
Vicente Matheus - ex-presidente do Corinthians

NASCIMENTO: 28/5/1908
MORTE: 8/2/1997

Títulos:
Entre os mais importantes, o Brasileiro de 1990, o primeiro, e o Paulistão de 1977.

PÉROLAS
Vicente Matheus foi um dos mais carismáticos e pitorescos presidentes da História do clube, e autor de algumas frases célebres. Confira algumas:

“Comigo ou sem migo o Corinthians será campeão.”

“O Sócrates é um jogador invendável e imprestável.”

“O pato é um animal aquático e gramático.”

“Agradeço à Antártica pelas Brahmas que nos mandou.”

“Quem sai na chuva é para se queimar.”

“Não contratei o Falcão, mas contratei o Lero-Lero.” (Quis dizer Biro-Biro).

“Peço aos corintianos que compareçam às urnas para
naufragar nossa chapa.”

Bate-Bola
Marlene Matheus - Ex-presidente do Timão

LANCENET!: Como a senhora classifica a relação entre Corinthians e Vicente Matheus?
Marlene Matheus: Falar sobre ele é falar sobre o Corinthians mesmo. Não sei como explicar o que ele tinha com o clube, uma ligação, um amor, uma paixão. Acho que era o filho homem que ele não teve.

LNET!: E como era a maneira de ele administrar o clube?
MM: Ele administrava o clube como se fosse a casa dele. Era muito correto. Fazia tudo de acordo com o estatuto. Era um “caxias”.

LNET!: E vocês dois se conheceram no clube mesmo?
MM: Ele já era muito conhecido. Eu dançava com um ballet espanhol na festa do IV Centenário, onde o conheci. Então, com o tempo, fomos tendo uma amizade.

LNET!: Como foi quando ele deixou a presidência do clube?
MM: Ele ficou muito triste, saiu cabisbaixo. Subimos a Rua São Jorge e ele chorou, coitado. Depois ficou com depressão. Então a depressão acabou em doença.