LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 16 de julho de 2010

1962: Timão alcança vitórias no longo tabu

O que é um tabu? No futebol, esse termo é usado normalmente quando uma equipe passa muito tempo sem ganhar da outra. Quando o assunto é a rivalidade entre Corinthians e Santos, muitas pessoas comentam sobre o tabu de 11 anos (de 1957 a 1968) sem vitórias corintianas diante do rival. Mas como isso pode ter ocorrido se, em 1962, o Timão bateu o rival por 3 a 1 e, com um empate, no duelo seguinte, levou o título da Taça São Paulo?

Na verdade, o jejum corintiano diante dos santistas foi só em jogos do Campeonato Paulista. Isso porque, nesse período, o Corinthians bateu o adversário em quatro oportunidades. Além do triunfo pela Taça São Paulo, o Timão conseguiu outras três vitórias, todas pelo Torneio Rio-São Paulo. Mas a mais importante, realmente, foi a última.

O Corinthians passou mais um ano sem conquistas expressivas. O que está longe de representar outra temporada em branco. O Timão foi campeão da única edição da Taça São Paulo, bem diante do Santos.

O torneio eliminatório contou com equipes de todas as Divisões do estado. O Alvinegro passou por Portuguesa Santista, Taubaté, São Paulo, Ferroviária e Santos.

Na decisão com os santistas, teve uma vitória e um empate, em 3 a 3. O triunfo no primeiro jogo foi o último contra o rival antes de 1968. O tabu existiu. Mas ele não foi tão longo quanto as pessoas contam...

As vitórias no tabu:

O Timão passou 11 anos (1957 a 1968) sem derrotar o Santos no Campeonato Paulista. Mas em outros torneios, o Corinthians teve quatro vitórias diante do rival. O último triunfo antes do fim do jejum foi pelo primeiro jogo decisivo da Taça São Paulo:

27/3/58 - Corinthians 2x1 Santos, pelo Torneio Rio-São Paulo
31/3/60 - Corinthians 2x1 Santos, pelo Torneio Rio-São Paulo
29/3/61 - Corinthians 2x0 Santos, pelo Torneio Rio-São Paulo
16/6/62 - Corinthians 3x1 Santos, pela Taça São Paulo


Curiosidade - 1961

14 de outubro
Início da Crise dos Mísseis, em Cuba. É um dos momentos mais tensos da Guerra Fria. Após os Estados Unidos instalarem mísseis nucleares na Turquia e tentarem invadir Cuba, a União Soviética coloca mísseis no território cubano como retaliação. O mundo fica à beira de uma guerra nuclear. O problema só chega ao fim no dia 20 novembro com a retirada dos mísseis da Turquia e de Cuba.