LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Goleiros estrangeiros não brilham no Timão

O Corinthians foi buscar fora do Brasil um substituto para Felipe. Mas essa não é a tradição do Timão. Na História do clube, apenas três goleiros estrangeiros vestiram a camisa corintiana.

O primeiro goleiro estrangeiro do timão foi José I, conhecido como 'Hungarês'. José Lengyel nasceu na Hungria em 1908, antes mesmo da fundação do Corinthians, e jogou pelo time entre 1934 e 1940. Foram 135 jogos pelo Timão e 182 gols tomados. O 'I' foi adicionado ao seu nome depois da chegada do também goleiro, José II.

O segundo foi o argentino Buttice, que atuou no clube em 1974. Vindo do Bahia, acabou entrando para a História do Corinthians negativamente, ao sofrer o gol que deu ao Palmeiras o título paulista de 1974. Era reserva de Ado, jogou 14 jogos pelo Corithians e tomou 11 gols.

O último goleiro estrangeiro do Timão foi Johnny Herrera. O chileno chegou ao Timão em 2006, após ter conquistado o Torneio Apertura três vezes (1999, 2000 e 2004), pela Universidad de Chile (CHI), e uma medalha de bronze com a seleção chilena na Olimpíada de Sydney, em 2000. Mas sua participação no Corinthians foi um fracasso. Após ser criticado em várias partidas do Campeonato Paulista, falhou no clássico contra o São Paulo e acabou como terceiro goleiro da equipe, atrás de Silvio Luiz e Marcelo. Em 2007 voltou ao Chile, se transferindo para o Everton (CHI). Atualmente está no Audax Italiano (CHI).

Agora é esperar para ver se Bobadilla terá mais sucesso no Corinthians que seus antecessores.