LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 4 de julho de 2010

1950 - Chega de sofrimento

O início de uma reviravolta. É dessa maneira que pode ser considerado o ano de 1950 para o Corinthians. Após um pequeno período turbulento e com conquistas de menor expressão, os corintianos finalmente voltaram a sorrir. Nove anos após levantar a taça do Paulista, o clube levou o Torneio Rio-São Paulo, o primeiro de sua História. É isso que conta mais um capítulo da Série Especial do Centenário.

A disputa não foi nada fácil para o Timão. Longe de ser considerado um dos favoritos (tinha terminado o Estadual do ano anterior apenas na quinta colocação), o time não começou nada bem a competição.

Logo no primeiro jogo, disputado em dezembro de 1949, o Alvinegro foi goleado pelo Flamengo por 6 a 2, em São Januário. Um resultado que desanimaria qualquer atleta.

Mas como quase tudo na História corintiana é conquistado na base da superação, dessa vez não foi diferente. Depois desse tropeço, o Corinthians não perdeu mais.

Nos compromissos seguintes, foram cinco vitórias e um empate. O Timão não perdoou os principais rivais, como São Paulo e Palmeiras. Além disso, derrotou o esquadrão do Vasco, base da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950, Fluminense e Portuguesa. A igualdade aconteceu justamente no duelo decisivo, contra o Botafogo.

A curiosidade fica por conta do comando do time. Na época, o Timão era treinado por Christino Calaf e Manoel dos Santos. Os dois diretores de futebol substituíram Joreca após o fracasso no Paulistão de 1949. Eles saíram logo após o título do Rio-São Paulo. Pé-quentes?

Curiosidades – 1950:

25 de janeiro
A Índia, que atualmente possui o maior eleitorado entre os países democráticos do mundo, torna-se uma república.

13 de maio
Nasce Stevie Wonder, cantor norte-americano, deficiente visual.

16 de junho
É inaugurado no Rio de Janeiro o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, maior estádio do mundo.

Junho e julho
É disputada a primeira e única Copa do Mundo de futebol no Brasil. A Seleção Brasileira foi derrotada na final, por 2 a 1, de virada, pelo Uruguai – o popular “Maracanazzo”.

3 de outubro
Por voto direto, Getúlio Vargas é eleito presidente da República. Seu mandato foi de 1951 a 1954, ano em que se suicidou. Vargas, que foi o 14 presidente do país, já havia governado de 1930 a 1945.