LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mano Menezes: mil dias que mudaram o Corinthians

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) deverá anunciar nesta sexta-feira Mano Menezes como novo comandante da Seleção Brasileira. Mas este não é o único motivo de comemoração para o treinador. Nesta quinta-feira, dia 22 de julho de 2010, ele completa 1000 dias no Corinthians.

Confirmado pelo clube paulista no dia 5 de dezembro de 2007, Mano assumiu um time fragilizado pelo rebaixamento e abraçou a missão de trazer o Corinthians novamente à elite do futebol brasileiro.

Mano fez sua estreia no comando da equipe com uma vitória convincente sobre o Guarani por 3 a 0, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista.
Apesar de fracassar no Estadual e Copa do Brasil de 2008, o gaúcho de Passo de Sobrado conquistou a Série B e ganhou a confiança do torcedor corintiano.

Com a presença de Ronaldo em 2009, Mano atingiu status de ídolo. Além da identificação com o clube, conquistou de forma invicta o Campeonato Paulista e, em seguida, a Copa do Brasil. Com a vaga assegurada para a Copa Libertadores do ano seguinte, não realizou uma boa campanha no Campeonato Brasileiro.

Em 2010, o grande desafio: conquistar a Copa Libertadores no ano do centenário. Apesar de obter a melhor campanha da primeira fase da competição, o Corinthians caiu diante do Flamengo, em pleno Pacaembu. Mas diferente dos últimos fracassos, ao invés de vaias, a equipe deixou o gramado com aplausos.

Líder do Campeonato Brasileiro com 21 pontos, Mano Menezes pode fazer sua despedida oficial do clube contra o Guarani, domingo, no Pacaembu. Caso o ciclo se encerre na própria sexta-feira, o treinador deixa o clube com a derrota por 3 a 1 sofrida para o Atlético-GO, na última quarta-feira, no Serra Dourada.

Ao todo, Mano Menezes comandou o Corinthians em 184 jogos (102 vitórias, 49 empates e 33 derrotas).