LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quarta-feira, 7 de julho de 2010

1953: Pela primeira vez, o Corinthians conquista o mundo


Apesar de muitas vezes o corintiano ouvir de rivais que não possui “passaporte”, o Timão conquistou o status de campeão do mundo muito antes de 2000, no Maracanã.

Em 1953, o time comandado pelo técnico Rato foi campeão, e com aproveitamento de 100% (seis vitórias em seis partidas) da Pequena Taça do Mundo, torneio que reunia as principais equipes de futebol da Europa e da América do Sul.

– Ser campeão pelo Corinthians é a coisa mais linda do mundo – afirma o ex-atacante Nardo, hoje com 80 anos, um dos integrantes da equipe de 1953, ao LANCE!.

Apesar da idade avançada, Nardo não se esquece da importância da conquista. Ele foi titular em três das seis partidas disputadas e entrou em outras duas. Além da equipe alvinegra, também participaram daquela edição do torneio a Roma (ITA), o Barcelona (ESP) e a Seleção de Caracas (VEN). O antigo ídolo corintiano lembra bem da qualidade dos adversários:

– O Corinthians tinha um time muito bom, mas o Barcelona tinha um timaço também. Felizmente fomos superiores – lembra ele.

O gigante espanhol tinha força, mas foi o italiano quem mais incomodou os corintianos.

– O jogo contra a Roma foi o mais difícil que tivemos – diz Nardo.

Essa partida marcou a estreia do Corinthians na competição. Uma vitória pela contagem mínima, com um gol de Luizinho.

Na sequência, mais duas vitórias, contra Barcelona e seleção de Caracas. E na quarta rodada, primeiro jogo do segundo turno, a decisão: se o Timão vencesse novamente o Barça, garantiria o título.

Em um embate muito nervoso, uma briga generalizada interrompeu a partida durante 17 minutos. Porém, apenas o gol de Goiano, a vitória e o título assegurado é que figuram na memória de Nardo.

– Eu lembro que teve a briga, mas não recordo como ela aconteceu. Isso aconteceu em 53, tem muito tempo... – afirma o ex-atacante.

E assim, o Timão conquistou seu primeiro título internacional e também o mundo pela primeira vez – 47 anos antes de se proclamar, oficialmente, com respaldo da Fifa, campeão mundial no Maracanã.

Pequena Taça do Mundo
Copa Presidente Marcos Pérez Jimenez

História
Considerada a antecessora da Copa Intercontinental, o torneio era disputado em Caracas, na Venezuela. Organizado por um grupo de empresários, e não por uma confederação, reunia os dois melhores clubes europeus e da América do Sul. Foi disputado anualmente de 1952 a 1957 e, depois, com o nome de Troféu Cidade de Caracas de 1958 a 1977.

Maior Vencedor
Apesar de só ter vencido a competição na “segunda geração”, o Botafogo é quem mais ganhou o torneio, com três títulos.

Vencedores
Além de Botafogo e Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Real Madrid, Barcelona e Valencia, entre outras equipes.