LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Goiás x Independiente - ARG ...Merecia o título






Os argentinos fizeram pressão, o estádio estava lotado, até tremia. O Goiás lutou, mas não resistiu e acabou derrotado na decisão da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, pelos argentinos do Independiente, em Avellaneda. E a derrota não poderia ser de forma mais cruel: nos pênaltis. Depois de perder por 3 a 1 no tempo normal, o Esmeraldino também levou a pior nas penalidades, por 5 a 3.

Apesar da tristeza do Goiás, Grêmio e Flamengo comemoraram, já que tiveram suas vagas na Libertadores e Sul-Americana de 2011, respectivamente, mantidas. A noite foi de tristeza na parte verde de Goiânia, mas de muita festa na parte azul do Rio Grande do Sul.

O Jogo


O Independiente precisava marcar gols por causa da derrota no Serra Dourada e logo se lançou ao ataque. Mas a primeira chance de gol foi do Goiás, aos 3 minutos, que em um contra-ataque assustou o goleiro Navarro. Douglas apareceu livre pela direita, porém mandou por cima.


Apesar do domínio da posse de bola durante o início do primeiro tempo, o time argentino não conseguiu criar chances claras de gol. As investidas sempre paravam na marcação brasileira ou na falta de pontaria dos jogadores, que faziam transparecer o nervosismo da equipe.

Mas quando conseguiu colocar os nervos no lugar, o Independiente foi fatal. Aos 18 minutos, em cobrança de falta ensaiada, Matheu obrigou Harlei a fazer grande defesa, mas no rebote o lateral Velázquez mandou para o fundo das redes, para delírio dos cerca de 40 mil hinchas argentinos presentes ao espetáculo.

Porém, a resposta do Goiás foi quase imediata. Dois minutos depois, aos 21, o He-Man entrou em ação. Rafael Moura usou toda sua força e fez seu oitavo gol na competição, aproveitando cruzamento de Wellington Saci.

Então o imponderável entrou um ação. O Independiente conseguiu empatar aos 24 minutos, com Parra, quando a bola bateu nele depois que o zagueiro Ernando tentou cortar. Harlei ficou batido e nada pode fazer. Nova festa argentina.


O drama do Goiás aumentou aos 34 minutos, com o 3 a 1 do Independiente. Parra marcou de novo e dessa vez ele mandou a bola para o fundo das redes de uma forma pouco convencional: sentado, após uma dividida com Marcão.

Já aos 46, quase fez mais um, mas a finalização do volante tirou tinta da trave direita de Harlei e o placar não foi mais alterado no primeiro tempo.


Etapa final

A bola voltou a rolar após 25 minutos de intervalo por conta da fumaça dos sinalizadores acesos pela torcida e também porque havia alguns jogadores não relacionados no banco do Independiente.

Logo aos 2 minutos, Parra atacou de novo, só que desta vez Harlei estava lá para impedir o que seria o quarto gol dos argentinos e mandar a bola para escanteio.


Assim como no primeiro tempo, o Independiente tinha maior posse de bola e o Goiás tentava encaixar contra-ataques. Aos 17, por pouco e por acaso, o time Rojo quase ampliou, quando o cruzamento errado de Cabrera se tornou um chute que quase encobriu Harlei.


Aos 18, o He-Man apareceu de novo e quase fez um golaço. Ele recebeu na área, deixou dois defensores sentados, mas chutou em cima do goleiro.

Com o passar do tempo e a partida se encaminhando para a prorrogação, o nervosismo tomava conta do estádio. E pela falta de inspiração dos times no restante do segundo tempo, o tempo extra foi a solução.

Prorrogação

No primeiro tempo de acréscimo à decisão, os times começaram abusando da cautela e pouco criaram. A chance mais clara foi do Goiás, quando, aos 5 minutos, Rafael Moura mandou uma bomba de longe, mas a bola passou ao lado do gol de Navarro. Mesmo com a torcida contra, foi o time brasileiro que mais buscou o gol, mas sem sucesso.

No segundo tempo, o Goiás quase comemorou, mas a cabeçada de Rafael Tolói bateu na trave. As redes chegaram a balançar aos 4 da etapa final da prorrogação, mas Marcão estava impedido quando testou para o gol de Navarro. Já sem fôlego, os dois times se arrastaram até a disputa de pênaltis.

Pênaltis


Nas penalidades máximas, os dois times começaram bem, mas Felipe mandou a terceira cobrança do Goiás na trave. O zagueiro Tuzzio bateu o pênalti que garantiu o título para o Independiente. Festa no Estádio Libertadores de América.

FICHA TÉCNICA:
INDEPENDIENTE (5) 3 X 1 (3) GOIÁS

Estádio: Libertadores de América, em Avellaneda (ARG)
Data-Hora: 8/12/2010 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Oscar Ruiz (COL)
Cartões amarelos: Tuzzio, Mahteu, Velázquez e Navarro (IND); Rafael Tolói e Rafael Moura (GOI)
GOLS: Velázquez 19'/1ºT (1-0), Rafael Moura 21'/1ºT (1-1), Parra 24'/1ºT (2-1) e Parra 34'/1ºT (3-1)
PÊNALTIS: Velázquez, Parra, Gracián, Matheu e Tuzzio converteram (IND); Rafael Tolói, Everton Santos e Rafael Moura converteram, Felipe perdeu (GOI)

INDEPENDIENTE: Navarro, Velázquez, Tuzzio, Matheu e Mareque; Cabrera, Battión, Fredes (Maximiliano 2'/2ºP) e Martínez (Gómez 20'/2ºT); Patrício Rodrígues (Gracián 26'/2ºT) e Parra - Técnico: Antonio Mohamed.

GOIÁS: Harlei, Rafael Tolói, Ernando e Marcão; Douglas (Everton Santos 20'/2ºT), Amaral, Carlos Alberto, Marcelo Costa e Wellington Saci; Otacílio Neto (Felipe 30'/2ºT) e Rafael Moura - Técnico: Artur Neto.