LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Andrés Sanchez: Carta de fim de ano á FIEL

Nação Popular do Corinthians,

Apesar dos insucessos experimentados dentro de campo, entendo ser correto fazer uma avaliação bastante positiva deste ano tão importante que se encerra, no qual comemoramos nosso centésimo aniversário.

Penso que a eliminação na Taça Libertadores – depois de termos feito a melhor campanha na primeira fase – e a perda do Campeonato Brasileiro – no qual fomos derrotados por nós mesmos – devem ser encaradas sob dois enfoques.

Em primeiro lugar, há sim, claro, a imensa frustração que é minha e é de todos vocês, os milhões de torcedores da nossa Nação. Foram derrotas, de fato, muito doloridas, em relação às quais a Diretoria assume sua inteira responsabilidade.

Em segundo lugar, não se pode ignorar que vários detalhes precisam ser corrigidos, mas também não se pode jogar na lata do lixo toda a base de um trabalho que, se não alcançou o topo, chegou perto. Essa é a tarefa que cabe ao administrador: ter a serenidade e a sabedoria para aprender com os erros, sem se desfazer dos acertos.
Mas o Corinthians não é só futebol.

Experimentamos dezenas de conquistas nas outras modalidades, e, em nome de todas elas, igualmente importantes, igualmente merecedoras, louvo os títulos do Futsal e da Natação. Fora das disputas esportivas, os processos de reestruturação administrativa e solidificação da nossa imagem continuaram a todo vapor.

A nossa marca é, hoje, considerada a mais valiosa entre todos os clubes de futebol do país. O número de parceiros que desejam associar-se à nossa marca aumentou em escala geométrica. Não há dúvidas de que a nossa marca é o nosso segundo maior patrimônio. Entre as centenas de licenciamento da nossa marca, nesse ano de comemoração do aniversário centenário, escolho um segmento para destacar: o lançamento de livros. Foram mais de 10 títulos, escritos por estudiosos, jornalistas, torcedores. Todos reverenciando nossa gloriosa história, nossos heróicos fundadores, nossa incomparável paixão. Isso sem contar o excelente filme lançado para retratar nossa vencedora trajetória.

Avalio ser importantíssimo lembrar, também, a entrega para uso dos atletas do nosso moderníssimo Centro de Treinamento. Exigência centenária, enfim conquistamos essa vitória essencial para um crescimento ainda maior da nossa equipe de futebol.

Menção merece, ainda, a aprovação pelo Conselho Deliberativo de um projeto verdadeiramente factível para construção de um Estádio. A evolução do projeto acha-se em andamento. Todas as pendências estão sendo solucionadas. As expectativas são alvissareiras.

Por fim, quero dar especial atenção às inúmeras manifestações festivas em homenagem ao centésimo aniversário do Corinthians. As incontáveis demonstrações de amor e devoção foram emocionantes. Aplaudo e, em nome do Corinthians, agradeço a todas, sem exceção. E assumindo o ônus de ser injusto, ouso salientar duas.

Em primeiro lugar, a revitalização do marco de fundação do clube, no Bom Retiro. Um gesto de gratidão aos fundadores e um ato de profunda veneração a nossa sagrada história.

Em segundo lugar, a festa da virada, no Vale do Anhangabaú, que reuniu mais de 200 mil Corinthianos. Foi uma lindíssima e comovente manifestação coletiva, protagonizada justamente por nosso maior patrimônio, os membros da nossa Nação Popular. Foi de arrepiar.

Feliz Natal e um Feliz 2011.

Saudações corinthianas,

Andrés Sanchez
Presidente