LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sábado, 4 de dezembro de 2010

É bom abrir o olho, Florminense!

Ajuda da parte de baixo da tabela? O Corinthians já viu esse filme em 2005. No último título brasileiro do clube, a situação não era tão desfavorável como a deste ano, porém um rebaixado ajudou o Timão na última rodada. Douglas, hoje no Guarani, era o goleiro do Coritiba na época e fechou a meta alviverde. Com belas defesas, não deixou o Inter fazer nem sequer um gol, dos cinco de diferença que os colorados necessitavam para levar o título.

Vindo de lesão, o goleiro bugrino não poderá, desta vez, dar uma ajudinha ao Alvinegro paulista, mas se recorda da ótima atuação no Couto Pereira, há cinco anos.

– Foi meu melhor jogo pelo Coritiba. Fiz boas defesas. Infelizmente, caímos, mas fizemos nossa parte de forma digna – afirmou, ao LANCE!.

Diferentemente do Guarani, o Coxa ainda tinha remotas chances de fugir da degola. Para Douglas, apesar das situações distintas, é bom o Flu ficar de olho aberto, já que o clima de já ganhou pode prejudicá-los.

– Se o Flu entrar achando que já é o campeão, não vai ser. Você, às vezes, escuta que armaram festa, compraram chope... O jogador vai guardando tudo isso, para que, no jogo, ele tire aquele algo a mais. Creio que eles não venham assim por causa do Muricy, que já ganhou outros campeonatos, mas se vierem... Vamos fazer nossa parte – disse o bugrino.

Ainda lembrando da fatídica vitória sobre os gaúchos, o goleiro acredita que, às vezes, o excesso de confiança pode atrapalhar as equipes em momentos decisivos como este.

– O Inter entrou em campo muito confiante. Só que esse excesso de confiança pode atrapalhar. Tanto que, quando eles viram, estávamos passando por cima – explicou.
Para motivar os companheiros, Douglas pode se apegar ao passado. O goleiro chegou a passar pelas categorias de base do Corinthians.

– Foi em 2000 e 2001. Na época, o Julio Cesar já estava lá, era uma categoria abaixo da minha. O Rubinho, que está na Itália, também. Foi um aprendizado muito grande. O Solitinho, que era o treinador de goleiros, me passou muitas coisas que, até então, eu nunca tinha recebido de ninguém. Foi muito bom conviver com todos eles no clube – lembrou.

Sabendo que até um empate ajudará a equipe da capital paulista, Douglas usa o velho e conhecido bordão do futebol para acreditar que o Bugre pode aprontar no Engenhão.

– A frase é velha, mas é uma caixinha de surpresas. Pelos treinamentos, pelo o que conversamos, podemos surpreender, sim – garantiu.

Enfim, é de fato o que a Fiel espera, pois se a ajuda vier, mais uma vez será muito bem-vinda.




BATE-BOLA

DOUGLAS GOLEIRO DO GUARANI, EX-CORITIBA

O que lembra daquela partida contra o Inter em 2005?

Tinham um time fortíssimo e disputavam o título. Foi uma partida muito especial, caímos, mas fizemos nossa parte. Foi meu melhor jogo no Coritiba. Fiz boas defesas.

De onde tirar motivação agora que o Guarani já caiu?

O jogador vai pensando um pouco mais na sua carreira, na individualidade. Vai ser visto por milhões de pessoas. É um jogo que decide o campeonato e o jogador estar jogando uma partida dessa é um fator de muita motivação para ele.

Acredita em corpo mole de jogador por pressão da torcida?

Nunca jogador entra para perder. Você trabalha duro na semana, no caso dos goleiros é um trabalho exaustivo, de repetições. Para chegar no jogo e você ir contra tudo aquilo que você se prepara? Não tem muita lógica.

Excesso de confiança pode atrapalhar o Fluminense?

Com certeza. Se eles entrarem achando que já são campeões, não vão ser. O jogo para cada atleta do Guarani é muito importante por um 2011 melhor, de um contrato novo ou renovado. Tudo isso pode pesar. Acho que não entrarão assim por causa do Muricy, ele já foi campeão outras vezes, tem experiência.




Confira as situações das equipes naquele BR

O Coritiba já era dado como rebaixado para segundona

Para escapar da Segunda Divisão, o Coxa tinha que contar com alguns milagres. Primeiro vencer o poderoso Internacional, que fazia uma disputa acirrada com o Corinthians pelo título.

Mesmo vencendo o Colorado, os paranaenses ainda necessitavam de tropeços de São Caetano ou Ponte Preta, mas ambos venceram seus jogos.

Palavra do Herói

O gol do Coritiba saiu aos três minutos de jogo em cobrança de pênalti. O encarregado de colocar a bola para o fundo do gol foi Alcimar.

— Foi uma partida corrida e complicada, não podiámos perder. Os jogadores do Guarani devem ser profissionais, escolhemos ser jogadores e temos que agir de uma forma correta até o final. É importante terminar o campeonato de forma digna, assim como terminamos, mesmo rebaixados. Todos davam a vitória do Inter como certa, mas mostramos dentro de campo – afirmou.

Internacional secava o Timão

Três pontos atrás na classificação, o Internacional dependia de uma derrota do Corinthians e uma vitória sobre o Coritiba por cinco tentos de diferença para passar os paulistas no saldo de gols. A derrota do rival veio, mas a goleada não.

Corinthians confortável

Bastava um empate no Serra Dourada diante do Goiás para levar o caneco. Mesmo com a derrota por 3 a 2, o Timão contou com a derrota do Internacional. Dessa vez a ajuda veio!