LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 29 de agosto de 2010

O Adeus da Fonte Nova: Implosão nesta manhã




Cinquenta e nove anos de História foram ao chão neste domingo, em Salvador. O Estádio Octávio Mangabeira, a Fonte Nova, teve seu anel superior demolido às 10h27 - quase meia hora de atraso. A antiga construção dará lugar a uma nova praça esportiva destinada a receber jogos da Copa do Mundo de 2014 e as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016.

Esta é a segunda fase da demolição da Fonte Nova. A primeira começou em junho, com o fim do anel do superior, vestiários e piscinas. Na terceira, acontecerá a limpeza da área e a derrubada da Tribuna de Honra.

Foram utilizados 700 quilos de explosivos nos 138 pilares revestidos de uma tela metálica para impedir que materiais fossem projetados ao redor do estádio.

A Fonte Nova está fechada desde novembro de 2007. No dia 25 daquele mês, parte da arquibancada do estádio cedeu aos 38 minutos do segundo tempo do jogo entre Bahia e Vila Nova-GO, pela Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro, e sete pessoas morreram.

Mas o estádio tem páginas felizes durante sua existência. Em 12 de fevereiro de 1989, o segundo jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988, entre Bahia e Fluminense, registrou o maior público do futebol nordestino. 110.438 pagaram para ver a vitória e a classificação do Tricolor Baiano por 2 a 1.

A nova arena poderá receber até 50.433 pessoas, com todos os assentos cobertos. Terá também 70 camarotes, restaurante, estacionamento com quase duas mil vagas, sala de imprensa, 81 sanitários, museu do futebol, um centro de negócios e lojas.